segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rio de Janeiro: Teleférico está quase pronto


Eis o que diz o governo Sérgio Cabral:

A Avenida dos Democráticos, no trecho entre a estação ferroviária e a Avenida Itaóca, em Bonsucesso, será totalmente interditada na noite desta terça-feira (20/04), para a montagem do segundo pilar do teleférico do Complexo do Alemão. A pista será totalmente fechada, das 22h da terça (20/04), às 6 horas da quarta-feira (21/04), permanecendo em meia pista até as 17h30. Com a montagem desse pilar já serão 14, de um total de 25, que estarão prontos para receber os cabos de sustentação do teleférico.

O teleférico do Complexo do Alemão vem sendo apontado como uma das estrelas dos projetos de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Rio de Janeiro. Além da interseção com a estação ferroviária de Bonsucesso, serão construídas cinco estações na comunidade – Adeus, Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha – permitindo que o percurso, hoje feito em mais de uma hora, passe para cerca de 16 minutos.

- Será uma grande revolução no sistema de transportes de massa do estado. Esse é o primeiro teleférico no Brasil a atender as comunidades, com perspectiva de transporte de cerca de 30 mil passageiros ao dia. Pessoas que há muito não saíam de casa, por falta de acessibilidade, terão no teleférico um novo meio de retomar suas vidas – frisou o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.

As primeiras gôndolas, de um total de 152, que farão o trajeto de 3,9 quilômetros entre Bonsucesso e a Fazendinha já chegaram ao Rio. Elas permitirão o transporte de dez passageiros, sendo oito sentados e dois em pé. Para a diretora-geral da Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, Maria Ercília Leite de Castro, o teleférico será mais um importante ponto turístico da cidade, já que permite uma visão geral do Rio de Janeiro, principalmente da Zona Norte, com a Baía de Guanabara, Engenhão, Ponte Rio - Niterói e muitas outras áreas.

- Todos vão querer conhecer essa construção colossal. Teleféricos são concorridas atrações turísticas. O do Alemão conta ainda com esse diferencial incrível, que é toda esta integração social e esta vista deslumbrante da cidade por um ângulo pouco conhecido – ressaltou Maria Ercília durante a visita às obras.