segunda-feira, 27 de abril de 2009

Flamengo e Botafogo, 2 a 2. Ronaldo Fenômeno um Fenômeno

Ronaldo Fenômeno, Fla e Bota e Juan

Ronaldo é Fenômeno no nome e na forma de jogar. Força física e arremate. Não olha o que já viu. Ronaldinho chuta de meia distância sem olhar para a baliza. Pelo lugar do terreno, pelas marcas do campo, pela colocação do conjunto de atletas no gramado, o Fenômeno chuta sem olhar porque já viu antes. E muitas vezes acerta. E por muitas vezes acertar, poucas vezes tem oportunidade de chutar. Na Vila Belmiro, pegou na bola três vezes e marcou dos gols. Mereceu o elogio de Pelé presente no estádio, e não foi daqueles elogios que Jorge Amado e Carlos Drummond sempre faziam a escritores amigos, ou amigos de amigos, mas inexpressivos, foi consideração do Rei do Futebol. Foi reverência que o sempre nada humilde Pelé manifestou depois da vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o seu pobre Santos.

O empate do Flamengo por 2 a 2 com o Botafogo teve sabor de vitória rubro-negra no Maracanã de casa quase cheia na primeira partida das finais do Campeonato Carioca. Curiosidades sintéticas: Os dois gols de Botafogo nasceram de bola parada. Nunca um gol contra doeu tanto. O mesmo Emerson que fizera gol contra na final da Taça Rio, sete dias antes, botou para dentro a bola do cruzamento de Willians depois que este se chocou com a zaga e deu um drible espetacular na entrada da grande área pelo lado direito do ataque rubro-negro. O 2 a 2 foi justo. A arbitragem excelente. Nada definido. Domingo tem mais.

Juan, depois de sofrer um superdrible de Maicosuel, fez falta e pulou em cima do alvinegro que o humilhara e o ameaçou. Juan só recebeu cartão amarelo. Juan se irritou com o drible e fez uma falta meio acintosa, mas nem tão violenta. O que se pergunta é se Juan pulou em cima com raiva do drible sofrido ou se pulou sobre Maicosuel pelo teatro que este fez ao sofrer a falta, claro, tentando forçar a expulsão do jogador do Flamengo. O lateral Juan foi duplamente idiota. Mas teve sorte e está confirmado como destaque, arma importante para a decisão. O drible que levou e a reação que teve foram espetaculares e marcaram o confronto pleno de emoção. Domingo tem mais.