terça-feira, 16 de junho de 2009

Fifa rechaça queixa do Egito. Juiz não teve ajuda de imagem nem de gente extra-campo

Fifa diz que juiz acertou marcando o pênalti para o Brasil com a ajuda legal do árbitro auxiliar nº 1. Não mudou regra nenhuma. Nada de imagem de TV interferindo na arbitragem. Imagem só para efeitos disciplinares

Correio da Lapa: Notícia Comentada (*)

A Fifa rechaçou o protesto do Egito contra o juiz que marcou pênalti aos 46 do segundo tempo com a suposta ajuda de imagem eletrônica ou de gente extra-campo, o que é ilegal. A entidade máxima do futebol só aceita o uso de recursos de vídeo para punição disciplinar, casos que envolvam agressões, nada de tecnologia de TV para interferir nas decisões do quadro de árbitros de uma partida. Portanto, a vitória do Brasil por 4 a 3 está consagrada na Copa das Confederações como legal, conforme a legislação em vigor, nada daquela revolução incensada de afogadilho pelo craque Galvão Bueno na transmissão da Rede Globo.

Os egípcios sustentaram que o juiz inglês Howard Webb teve auxílio de imagens de TV para marcar a penalidade escandalosa de Al Muhamadi - o zagueiro impediu o gol de Lúcio com o braço direito e foi expulso. Kaká converteu e fechou o placar na undécima hora.

Segundo a Fifa, o juiz não foi ajudado nem pelo quarto árbitro, nem por imagens. Em nota oficial, a Fifa disse que foi o auxiliar Mike Mullarkey quem, legalmente, dentro de suas atribuições, contou rapidamente a Webb que havia sido cometido um pênalti claro.

"A análise do caso revelou que a decisão sobre o lance foi alcançada depois de uma colaboração em equipe entre o árbitro e o auxiliar número 1, Mike Mullarkey, que pôde ver o lance claramente e confirmou a infração para o juiz", disse o comunicado da entidade.

"A Fifa analisou a decisão do árbitro baseada em todas as evidências à sua disposição, incluindo a súmula da partida, assim como declarações adicionais de Howard Webb em depoimento à entidade", encerrou a nota. A Fifa não quer polêmica, não gosta nada de mudar regra. O árbitro é parte do espetáculo, mesmo quando faz lambança.

A Fifa só passou a aceitar o uso de imagem de TV num Mundial dos anos 90, se não me engano na Itália em 1990, quando puniu uma atleta 24 horas depois da partida. E assim foi criada a jurisprudência: imagem só para punir por indisciplina, para interferir no jogo em si, não. Craque perde pênalti e juiz inventa ou deixa de marcar por erro, não por roubo, apesar dos gritos da torcida.

A lei é horrível para todo mundo. Por isso que o futebol é maravilhoso. Se mudássemos, desmoralizaríamos os gols do passado e os gols recentes. Futebol é raça, técnica e TRADIÇÃO, o resto é vôlei e basquete!

(*) by alfredo herkenhoff