sábado, 6 de junho de 2009

Comentando Itália em voz alta: Berlusconi 1/4


Comentando Itália em voz alta: Berlusconi 1/4

Por Alfredo Herkenhoff

Neste fim de semana, os italianos estão votando para eleger representantes no Parlamento Europeu e para decidir alguns plebiscitos sobre reformas políticas e outras.

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi, nascido pobre em Milão, em 1936, é o empresário mais rico da Itália e considerado, segundo diferentes revistas sobre grandes fortunas, como ora o décimo-quinto maior milionário do planeta, ora o trigésimo-quinto. Berlusconi teria bens no valor de até 20 bilhões de dólares. Ninguém sabe ao certo quanto ele tem, talvez nem ele. Conhecido como Cavaliere, não o da Tavola Redonda, mas da mesa da pizza, supostamente com negócios na Máfia, e quiçá com tentáculos se espalhando por diversos países, quem sabe até na boemia carioca, Berlusconi é hoje pela terceira vez o todo-poderoso homem da política italiana, pela terceira vez é o presidente do Conselho de Ministros, cargo equivalente a primeiro-ministro.


O cara já ocupou este cargo de chefe dos ministros de 1994-1995 e de 2001 a 2006. Berlusconi é ostensiva e orgulhosamente un uomo di destra, homem de direita, e entrou para a política de verdade só na década de 90. Ele é quase sempre visto como o dono de tudo o que lidera, o que inventa, dono de tudo o que gosta ou apoia. É uma espécie de Fernando Collor que deu certo. Um George Bush que deu certo. Um Silvio Santos chique, racé, rafinné...

Berlusconi foi líder fundador do partido político Força Itália, criado apenas para sua entrada na vida pública. Mas já dissolveu este aglomerado partidário substituindo-o por outro.

Berlusconi é dono do grupo Mediaset. Como diz o nome, mídia, comunicação é com ele; tem diversos meios, jornal, rádio, TV etc. Tem também banco, financeira, negócios com entretenimento e clube de futebol. É o proprietário de dois nomes que metem medo em qualquer pessoa normal: o tradicional Milan, ao qual já pertenceu Kafu e que tem agora Kaká, em meio a rumores de que este brasileiro estaria de malas prontas para migrar para outro time, possivelmente o Real Madrid. E é dono da Finivest, a grana alta, uma espécie de super Finasa do Bradesco...

Continua por mais três posts