domingo, 9 de agosto de 2009

Frida Kahlo: 400 pinturas falsas da artista mexicana

Frida Kahlo "pintou" mais depois de morta do que enquanto estava viva

(Correio da Lapa informa: as duas imagens acima não são falsas)

Por Inês Nadais
Do site português http://ipsilon.publico.pt

Já há mais Frida Kahlos falsos do que Frida Kahlos verdadeiros, denunciaram vários especialistas na sequência da suposta aparição, há dias, de cinco novos quadros da artista mexicana. São pelo menos 400 - o suficiente para abrir um "museu de falsos". "O submundo das obras não reconhecidas de Frida tem um longo histórico e podemos dizer que ela está produzindo mais morta do que viva", resumiu Carlos Phillips Olmedo, diretor dos museus Frida Kahlo, Diego Rivera-Anahuacalli e Dolores Olmedo da Cidade do México.

Chegou a se pensar que entre as obras agora descobertas no estado mexicano de Michoacán, nas mãos de um colecionador privado, estava La Mesa Herida, uma pintura de Frida Kahlo cujo paradeiro é desconhecido. Não estava: as cinco pinturas são falsas "sem sombra de dúvidas", assegurou Teresa del Conde, investigadora do Instituto de Investigações Estéticas da Universidade Nacional Autónoma do México, na conferência de imprensa da Casa Azul. A expert
explicou ainda que a maioria das falsificações que lhe vão parar às mãos são "grotescas" - e é por isso que é tão importante "alertar os amantes de Frida para pedirem o aval de uma instituição reconhecida sempre que lhes oferecerem este tipo de obra", acrescentou Magdalena Zavala, diretora-geral de artes plásticas do Instituto Nacional de Belas-Artes.

Ao Museu Dolores Olmedo - que gerencia as coleções do Museu Frida Kahlo e do Museu Diego Rivera-Anahuacalli - chegam por mês pelo menos um Frida Kahlo ou um Diego Rivera falsos. "É interessante ver o fenômeno que Frida provoca no mundo dos falsos", afirmou Magdalena Zavala, lembrando que, mesmo quando notificados de que as suas obras são falsificações, os colecionadores insistem em expô-las. Ao todo, estão registadas 248 obras autênticas de Frida
Kahlo, entre óleos, aquarelas, desenhos e páginas de diário - mais o acervo da Casa Azul, onde Frida (1907-1954) viveu com o pintor e muralista Diego Rivera (1886-1957) uma relação turbulenta. Além de alguns quadros mais famosos da artista, o espólio da Casa Azul inclui a cama onde Frida passou parte da vida rodeada pelos retratos de Lenine, Stalin e Mao Tsé-Tung, o cavalete oferecido por Nelson Rockefeller, os espelhos em que se observava obsessivamente e as suas coleções de borboletas, de vestidos e de arte pré-colombiana.