sábado, 16 de abril de 2011

Parabéns Dilma Parabéns Ricardo Boechat Parabéns Michel Misse


O pai Ricardo Boechat, o mais paulistano dos cariocas


A CHINA NÃO É AZUL



Abril é o mês mais cruel. Parabéns atrasado para Dilma Roussef, pelos 100 dias de governo. Votei nela mesmo achando que ela só ia guardar cadeira para o nosso querido Lula da inclusão social retornar em 2014. Mas Dilma botou as manguinhas de fora. Não é de holofote. Deu um recadinho pro mundo votando contra a ditadura do Irã na ONU, chorou com o terrorista de Realengo e foi a Pequim dizer na cara deles que eles estão exagerando, que abram os olhos porque o mundo é pequeno e dá voltas.

Parabéns para o colega sociólogo Michel Misse, expert em violência. Parabéns com atraso! Michel me enviou um bem humorado convite para a festa de seu aniversário no dia 9, mas não fui, não acusei recebimento, correria do dia a dia. Parabéns com pedidos de perdão.

 Parabéns ao colega Ricardo Boechat, bombado no twitter por ter, como jornalista, pai de seis filhos, resstringido a veiculação do segundo vídeo do terrorista de Realengo. Tive a sensação de que Boechat leu o meu texto ou viu o meu vídeo, feito no fim dia daquele atentado contra as crianças, no qual eu lamentava a irresponsabilidade de nós, jornalistas, com tanta exibição e carnavalização do fato, que merecia recato, tratamento que costumamos dar a seqüestros e suicídios. A briga pelo ibope entre emissoras de TV está excitando mentes frágeis.

Mas hoje quero falar mesmo é sobre a China. A ditadura deste país não gosta de artistas porque estes sonham, artistas costumam defender a liberdade como o bem supremo, liberdade que não existe por lá.  O artista Ai Weiwei, da alta sociedade deste grande país comunista, foi preso no início do mês. Os principais jornais do Brasil, como Globo e Estadão, noticiaram... Mas quem iria dar bola para algo que a polícia secreta da ditadura fez num momento em que Dilma 100 dias ia a Pequim e um terrorista fazia aquela lambança em Realengo?

 O Sr. Ai defende direitos humanos, é cineasta, documentarista, é designer, ajudou a fazer o estádio olímpico Ninho do Pássaro. Enfim, é o cara na China. Mas está preso por sonegação de impostos, falsa alegação, claro, preso por ordem do Sr. Hu Jintao, cujo regime e asseclas no PC de Pequim são especializados em falsificar tudo, sonegar tudo: CDs, pilhas, software, relógios etc.  São os maiores piratas navegando impunemente nos quatro cantos do mapa da Globalização. Exportam guarda-chuva a 3 dólares  cada, preço de varejo, na Largo da Carioca, ou em qualquer praça de São Paulo, posto que tudo que chega barato da China chega por ser fabricado por mão de obra escrava e por sonegar direitos humanos, autorais,  internacionais etc.

 Os comunistas chineses tentam ser mais vorazes do que os piores capitalistas do Ocidente. Até quando?
   
Agora essa velharia cruel em Pequim está com medo dessas revoluções geradas pela internet.  Estão prendendo os blogueiros que ousam desafiar a censura que Pequim impõe até ao motor de busca Google. E não me venham com esse papo de conspiração internacional ou ocidental. Mubarak no Egito era ditador pró-EUA. Kadafi é ditador há quatro décadas, patrocinador de atos terroristas terríveis na Europa. E é surubeiro, ensinou o Bunga Bunga ao amigo Berlusconi.
 
 E é ditadura com medo na Síria, no Irã, no Iêmen, na China e sabe-se lá mais onde, mas, porra! Neste sábado eu devia estar mais preocupado com a minha geladeira.

 Bom dia!

(Por Alfredo Herkenhoff, Rio de Janeiro, 16 de maio de 2011)


Tragédia em Realengo - Uma análise sobre tratamento jornalístico já no dia do massacre: 

A briga pelo Ibope me encheu de vergonha