segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fellini em Porto Alegre com Circo Cinema

A filmografia de Federico Fellini é tema da mostra Circo Fellini no Instituto NT de Cinema e Cultura, em Porto Alegre, a ser aberta ao público na próxima sexta-feira, indo até 17 de novembro. Cartazes originais, fotografias, roteiros, livros e desenhos fazem parte da exposição.
Circo-cinema
Antonio Cava
Curador


Era assim que o cineasta italiano, Federico Fellini, costumava chamar carinhosamente o universo cinematográfico. E é este universo, o tema da mostra "Circo Fellini": uma homenagem ao “maestro”. É sabido que Fellini, aos nove anos, fugiu com um circo e que o pai o encontrou três dias depois em uma cidade vizinha. Verdade ou mentira, o fato é que o universo circense foi a primeira referência artística de Fellini e uma constância em sua obra. Ele dizia que “o cinema possui a mesma força e coragem do circo, numa mistura de técnica, precisão e improvisação”. Fellini conseguiu equilibrar esses elementos e mais: tradição, modernidade, sonho, realidade, crítica e popularidade. No “circo-cinema”, Fellini foi o palhaço, o mágico, o domador e principalmente equilibrista. Fellini era um ótimo escritor, apesar de não atribuir muito valor à autenticidade ou à cronologia da documentação escrita. Procurei seguir as pegadas deixadas pelo cineasta aqui e ali, onde ficam destacados, seus filmes e sua maneira de filmar, onde Fellini é único e se revela por completo. Os textos que acompanham os desenhos, fotografias, cartazes e livros que compõe a mostra, foram escolhidos entre as inúmeras declarações, entrevistas e biografias do homenageado, com o objetivo e a ambição de revelar o seu lado mais espontâneo. É sempre um risco fazer afirmações sobre um artista tão completo como Fellini, e tarefa difícil sintetizar em poucas palavras o talento de um artista que influenciou a cultura ocidental do nosso tempo. Para Fellini o filme deveria ser uma experiência sensorial. E ir ao cinema, uma volta ao útero, com a inocência de um feto esperando a tela acender como a luz da vida. Provavelmente ele gostaria de ser lembrado pelo seu espírito acolhedor e disponível diante da vida real, e principalmente diante da vida sonhada, numa total ausência de atitudes julgadoras. Viva os sonhos, viva o circo-cinema, viva Federico Fellini!



A mostra Circo Fellini

Fotografias de atores, produtores, diretores e colaboradores de Fellini.

As fotos são originais e abrangem um período de 50 anos. Pertencem ao acervo do Istituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. São fotografias das agências: “Agenzia Giornalistica Itália s.p.a.” e “Adn Kronos s.p.a.”.
As fotografias da sala em homenagem ao filme 8 ½ são reproduções e pertencem ao "Archivio Tazio Secchiaroli", dirigido pelo seu filho David Secchiaroli, e registram Fellini no set de filmagem desta obra. Durante a colaboração com Fellini, Secchiaroli torna-se fotógrafo do set de filmagem de Cinecittà e um dos primeiros fotógrafos especializados em cinema. Descobre as nuances da luz, fotografando com o mesmo filme usado pelos diretores para que as imagens tenham a exata textura e qualidade do filme (...)

Correio da Lapa no Google Images

Imagens da atriz sueca Anita Ekberg e Fellini


Fim