segunda-feira, 20 de julho de 2009

E quem não gosta de Sarney e quer tudo na lei?




Quem não gosta de José Sarney que escolha melhores senadores. Nada de culpar o pobre eleitor do Maranhão, ou Amapá. Mas Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor e outros estão no pleno gozo de seus direitos constitucionais.

Temos defeitos, mas nada de fulanizar. Aliás, este verbo "fulanizar", que o PT ora resgata, era típico de Fernando Henrique Cardoso.

Ninguém está acima da lei nem abaixo. Os ataques, as acusações, os negaceios, as defesas, as votações, as composições, sim, tudo isso é processo.

Paulo Duque que faça uma boa mesa do Senado. Quem não gostar do que ele fará que tente tirá-lo de lá, mas ele não chegou lá porque é bobo. Chegou lá sem um voto sequer, porque era terceiro suplente de Sérgio Cabral, o governador do Rio, que respeita os ritos e está à espreita, pronto para dar um pulo do gato.

Quem não gostar do que determina o Supremo Tribunal Federal que vote noutros nomes para presidente. São os ocupantes do Palácio do Planalto que, lentamente, vão fazendo opções na hora de indicar nomes para o egrégio colégio dos 11 juízes máximos.

Heloísa Helena, por exemplo, gostava de Lula. Hoje, ex-PT, ela não gosta de Sarney nem de Lula. Heloisa não está mais lá? Então esperneia. Se ela pudesse, indicava os amigos para o Supremo. Heloísa quer ser presidente do Brasil para salvar as criancinhas e indicar nomes para os principais cargos... Você votaria em Heleninha para ser engolida pelos crianções do Senado?

Difícil escolha... Heloísa Helenado PSol pode surpreender sem base aliada? Surpreender onde? Nas urnas? Ou no Palácio do Planalto? Pode surpreender no Rio de Janeiro, nos papos de botequim, se tanto...

Por Alfredo Herkenhoff