quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fraude eleitoral no Irã, lá como cá. Notícia comentada


E para não dizer que tudo é tristeza sob o chador que encobre o rosto e a liberdade das persas islâmicas, eis um exemplo de beleza na dor durante a manifestação sobre a fraude na votação!

Correio da Lapa - Notícia comentada


Partidários do candidato derrotado Mir Houssein Moussavi reuniram-se nesta quarta-feira, 17 de junho, nas ruas do centro de Teerã, segundo testemunhas. Os manifestantes protestam contra suposta fraude nas eleições da última sexta-feira, marchando em silêncio pelas praças Haft-i Tir e Enqelab. Não se repetiram cenas de violência. Jornalistas estrangeiros estão proibidos de acompanhar o protesto, mas, com a internet, fica mais difícil censurar.

A recontagem parcial dos votos parece que não vai chegar a lugar nenhum No Irã não houve nenhum escândalo Proconsult como no Rio de Janeiro ao tempo de Brizola em 1982. A apuração lá, em duas horas, deu cabo de dezenas de milhões de votos em papel retirados das urnas.

Mais rápido do que isso só o tempo do regime militar no Brasil.Episódio: um turista americano, na ocasião, me perguntou: quando tempo vocês levam para descobrir quem venceu a eleição para presidente? Nos Estados Unidos precisamos de um dia. : Eram tepos de Figueiredo com o delfim do presidente Geisel. E a resposta veio na bucha. Disse-lhe: No Brasil a apuração é feita seis meses antes da votação.

By Alfredo Herkenhoff