sábado, 17 de outubro de 2009

Lula a imbecis: que se ajoelhem e peçam perdão

Presidente Lula Cabra Macho no meio do povo em Mauriti: caravana pelo Nordeste teve cara de campanha - Foto by Deivyson Teixeira


Lula no Ceará em cima de Trio Elétrico

No último dia de visita às obras de transposição do São Francisco, Lula foi a Mauriti e não escondeu a mágoa com os críticos

Deu em O Povo

Por Ítalo Coriolano - Enviado a Mauriti


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu último dia de visitas às obras de transposição do rio São Francisco, expôs toda sua mágoa por conta das críticas ao maior projeto de seu governo na região Nordeste. No município de Mauriti, no Ceará - que não estava no roteiro original da comitiva presidencial, tendo sido incluído só na quinta-feira -, o presidente disse que só os ``imbecis`` poderiam ser contra ``uma obra dessa magnitude``. Em seguida, declarou que os críticos deveriam pedir desculpas a ele de joelhos. ``Quem for contra essa obra não precisa falar mal de nós pela televisão ou pelos jornais. Venha ver a obra. Quando ver, se ajoelhe e peça desculpas, porque essa obra será uma das redenções do Nordeste brasileiro``, disse Lula, diante de uma plateia de mais de duas mil pessoas.

Classificando a passagem de Lula pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará como verdadeiros ``comícios eleitorais``, a oposição, representada por PSDB e DEM, protocolou pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente ao Vale do São Francisco. Na próxima segunda-feira, líderes dos dois partidos também devem discutir se acionam a Justiça Eleitoral acusando Lula por suposto uso indevido da máquina pública, assim como de campanha eleitoral antecipada, já que possíveis candidatos da base governista participaram da viagem.

Recepcionado com fogos de artifício e uma sinfonia de buzinas dos caminhões que estão sendo utilizados na construção do canal que conduzirá a água do São Francisco para o Ceará, Lula também reclamou de deputados cearenses que manifestaram repúdio a ele pelo não cumprimento de algumas promessas, como a transposição do Rio São Francisco. Segundo o petista, isso aconteceu ``há muito tempo atrás``.

No fim do discurso, Lula fez um pedido: ``Eu queria até que os deputados do Ceará pedissem para os deputados que assinaram aquele repúdio a mim, que eles viessem ver essa obra e anulassem aquele repúdio, porque eu estou fazendo o que eles não tiveram coragem de fazer``.

Lula - acompanhado do governador Cid Gomes (PSB) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB) -, também reclamou da burocracia que, segundo ele, atrapalham o andamento das obras. Os grandes culpados, na visão do presidente, são os próprios parlamentares, que criam ``leis muito rígidas`` e, consequentemente, ``impõem muita fiscalização``. ``As pessoas não têm noção do custo dessas obras paralisadas, e nós que somos os grandes culpados, porque nós que fizemos a lei``.

Apesar de todos os percalços, Lula comemorou a velocidade das obras de transposição e prometeu: volta em março a Mauriti para observar novamente a construção do canal que levará água ao Sertão cearense. ``Quero assumir um compromisso de que mais ou menos no mês de março eu quero voltar aqui para ir com vocês na beira do canal, pra vocês verem que obra gigantesca que vai ser motivo de orgulho``, disse o presidente ao final de seu rápido discurso.

Lula ainda sobrevoou Jati e Penaforte, para observar os trabalhos da ferrovia Transnordestina em Jati e Penaforte, também no Cariri. Em seguida, seguiu de helicóptero para Juazeiro do Norte, onde embarcou de volta para Brasília.

Auditório
Mais cedo, o presidente transformou a solenidade de entrega de uma vila rural, em Cabrobó (PE), em uma espécie de programa de auditório - com direito a sorteio de casas, broncas ao microfone e torcida da plateia e entrevistas com a população.

Durante uma hora e cinco minutos, o presidente comandou o show ao microfone, abraçando e entrevistando sorteados e controlando ministros e governadores, coadjuvantes de palco no improvisado sorteio promovido por ele para distribuir as 55 casas da vila a 55 lavradores que tiveram suas terras cortadas pelas obras da transposição das águas do rio São Francisco.

BASTIDORES

> O trio-elétrico que serviu de palco para Lula e seus acompanhantes pertence a um proprietário de uma loja de móveis e eletrodomésticos. Em seu discurso, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira - que é baiano - brincou afirmando que colocá-lo em cima de um trio-elétrico era uma homenagem. O ministro também criticou aqueles que achavam - devido sua origem baiana - que ele não levaria as águas do São Francisco para o resto do Nordeste.

> Assim que iniciou o seu discurso, o presidente Lula elogiou o responsável pela apresentação do evento. ``Vou levar o apresentador pra trabalhar comigo lá em Brasília. Com a capacidade que ele tem de agitar a galera eu não perderia nenhuma eleição``.

> A maioria das pessoas que participaram do ato de ontem foi trazida em ônibus escolares da Prefeitura de Mauriti, cedidos pelo Governo Federal. Quatro ônibus foram utilizados e fizeram seguidas viagens.

> O deputado federal José Guimarães (PT), em rápida entrevista ao O POVO, afirmou que a vinda de Lula ao Ceará estava sendo costurada há mais de mês pela bancada cearense em Brasília. Na última quinta-feira, o governador Cid Gomes (PSB) havia dito que era ele quem tinha convencido Lula a esticar sua visita pelo Nordeste até o Ceará.