sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lula e o cínico bispo de Itaipu. Guerra de Obama. News

Lula e Itaipu. Dólar baixo.

Óleo em alta. Ações no lucro.

Guerra de Obama.

Chavez estatiza geral.

A foto é de uma suposta amiga do premier italiano Silvio Berlusconi. Nada a comentar. Quem é mais bonita, a Noemi negra ou a Naomi branca?

Lula e o bispo presidente e pai natural do Paraguai não chegaram a um acordo em relação à usina hidrelétrica de Itaipu. O presidente, que fazia filhos em segredo de confesionario com paroquianas de alcova, quer licença do Brasil vender a energia da usina binacional do jeito que quiser e mais cara. Lula prometeu continuar negociando. Lula e Fernando Lugo conversaram com jornalistas sobre os motivos de não terem assinado os acordos previstos. Para Lula, há outras áreas em que o Brasil pode ajudar o vizinho. Uma delas é a questão fundiária.

Lula confirmou a chegada da gripe A ao Brasil. Dois casos confirmados no Rio e um em Santa Catarina. Agora é saber por onde essas três pessoas andaram nos últimos dias. Alô internet, alô parentes, amigos e vizinhos das três primeiras vítimas. Falem.

Os preços do petróleo subiram para o patamar mais alto dos últimos seis meses nesta sexta-feira em Nova York, depois que a divulgação de números sobre o desemprego melhores do que o previsto reforçaram a impressão de que a economia vai se recuperar. O barril está a quase 60 dólares.A moeda americana fechou a 2,07, menor cotação dem seis meses frente ao real.

Quem comprou ações se deu bem


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou nesta sexta-feira, dia 8, acumulando alta de 36,87% desde o início do ano e de mais de 74% em relação ao patamar mais baixo do Ibovespa desde o início da crise, registrado em 27 de outubro. Ou seja, com a eclosão da credit crunch, em setembro, quem comprou ações se deu bem... Enquanto isso, a cotação do dólar desaba, mas é tudo tão volátil. Por isso que os próprios economistas se declaram profetas dos fatos acontgecidos.


Guerra de Obama no Paquistão sob pressão

O Paquistão informou nesta sexta-feira que o Exército matou 140 militantes radicais do Taleban nas últimas 24 horas no Vale do Swat, no Noroeste do país. O general Athar Abbas descreveu a ofensiva como uma operação de "escala total" para expulsar os radicais, mas não deu informações sobre baixas civis. Segundo a ONU, cerca de 500 mil pessoas fugiram ou estão tentando escapar do ataque do Exército. Aviões bombardeiam redutos dos militantes na cidade de Mingora apesar de apelos para uma trégua de modo a permtir a fuga de civis, Segundo o jornal Eestado de S. Paulo, a ofensiva é fruto da pressão do governo do presidente Barack Obama para que o Paquistão não mais permita o avanço dos militantes do Taleban rumo à capital Islamabad.


O Paquistão lançou 12 ofensivas na região de fronteira nos últimos anos, mas a maioria só causou destruição e morte de civis. O Paquistão tentou pacificar a região com um acordo de paz no Vale do Swat, permitindo a aplicação da lei islâmica. Mas o acordo se desfez no mês passado, quando membros do Taleban começaram a entrar em Buner, uma cidade a apenas 100 km de Islamabad. A região é terra de adeptos da Al-Qaeda e do Taleban... segundo governos.


Hugo, o Terrível, bota pra quebrar e quebra geral


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que seu governo vai estatizar 60 empresas prestadoras de serviço para o setor de petróleo. "Estamos nacionalizando 60 companhias privadas", disse Chávez em entrevista pela TV. A nacionalização atinge empresas na região de Maracaibo, rica em petróleo, bem como as que fazem injeção de gás e água em poços petrolíferos. Chavez não citou os nomes das empresas afetadas. Os políticos venezuelanos aprovaram no Congresso, onde não há oposição, lei que dá a Chávez e à estatal PDVSA permissão para assumir o controle de qualquer empresa na bacia das almas. As empresas vitimadas são compensadas com títulos de dívida do governo. Parece coisa de José Sarney no tempo das promessas de devolver parte dos aumentos então proibidos no preço da gasolina durante o congelamento.


Por Alfredo Herklenhoff

Correio da Lapa

alfredoherkenhoff@gmail.com