sábado, 21 de novembro de 2009

Paulo Roberto Falcão: trapaça instintiva de Henry

O visitante mais perigoso

O Cruzeiro é o visitante mais indesejado do Brasileirão. É a única equipe que ganhou mais pontos fora de casa do que diante de sua torcida. Dos 55 pontos que ostenta na tabela, 28 foram conquistados nos domínios dos adversários. O Atlético Paranaense, apavorado com a proximidade do rebaixamento, tentará mudar esta escrita hoje.

Tendência de Luxemburgo e Adilson Batista

Parece claro que a dupla Gre-Nal já tem treinadores para 2010: Wanderley Luxemburgo no Inter, Adílson Batista no Grêmio. Terão eles a cara dos respectivos clubes?

O francês Thierry Henry, do Barcelona, divulgou ontem um comunicado dizendo que o mais justo seria um novo jogo entre a Irlanda e a França, para definir a vaga para a Copa. Na última quarta-feira, ele garantiu a classificação da França ao ajeitar a bola com a mão antes de dar o passe para seu companheiro marcar o gol de empate, que eliminou a Irlanda. Ontem, também, a Fifa negou oficialmente o pedido dos irlandeses para que seja realizado um novo jogo. Apesar da irregularidade escancarada pelas câmeras de televisão, mas fora do alcance da visão do árbitro no momento do lance, a França vai mesmo à Copa.

O interessante deste debate é a posição do jogador, que não aceita ser chamado de trapaceiro. Ele justifica: “Eu disse isso no dia e vou dizer de novo que controlei a bola com a mão. Eu não sou trapaceiro, nunca fui. Foi uma reação instintiva diante de uma bola que estava muito rápida e em uma área cheia de jogadores. Sinto muito.”

Parece sincero

Mas não faltará quem diga que o mais honesto teria sido parar o lance, acusar a própria irregularidade na hora, para não induzir o árbitro a erro. É fácil de dizer isso, mas, no calor de um jogo decisivo, tal atitude se torna quase impossível. Registro “quase” porque recentemente, num jogo do campeonato romeno, o atacante Costin Lazar, do Rapid Bucareste, admitiu no momento do lance que o pênalti marcado sobre ele não aconteceu. E o juiz voltou atrás. Mas foi uma raridade tão grande que ganhou destaque mundial.

A verdade é que está criado um impasse em relação ao lance de Thierry Henry. De nada adianta o jogador ser sincero e admitir sua falta se o erro não pode mais ser reparado. Por isso, defendo a presença de mais um auxiliar do árbitro atrás do gol, apenas para conferir lances de área.

Libertadores

A rodada do fim de semana do Brasileirão pode apontar os dois primeiros classificados para a Libertadores. Se o São Paulo ganhar do Botafogo, já estará na Libertadores. Se o Flamengo vencer o Goiás, e o Cruzeiro não garantir os três pontos neste sábado contra o Atlético Paranaense, serão dois os garantidos no G-4 por antecipação.

Deu no jornal gaúcho Zero Hora