quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lula fala em presidir Petrobras... Será que ele lê o Correio da Lapa?

Lula num papo reservado com Chávez a respeito de um impasse em torno de investimentos, petróleo, grana, sociedade. Aqui neste blog-jornal a notícia já vem com comentários de todo tipo, dos mais objetivos aos maios jocosos... Participe desta apreensão da realidade.
O
Correio da Lapa conta com vocês, eleitos e eleitores... Hoje, 27 de maio, é data especial para este nosso blogue-jornal...

A conversa particular de Lula vaza e ele diz a Hugo Chávez algo que o Correio da Lapa publicou dias atrás: se Dilma for eleita, Lula quer e será o próximo presidente da Petrobras.


As palavras de Lula com Chávez, com José Gabrielli, presidente da Petrobras, testemunhando - - devia ser conversa off the records sobre um impasse nas negociações de parceria em torno de uma refinaria em Pernambuco...

Lula: "Lamentável não sermos capazes de fazer um acordo. Confesso que estou frustrado. A culpa é dos dois governos. Se eu conseguir eleger a Dilma, eu já disse para o Gabrielli, eu vou ser o presidente da Petrobras, e você, Gabrielli, vai ser meu assessor, e o acordo vai sair".

O diálogo infrutífero do presidente Lula com o colega Hugo Chávez aconteceu quando ambos negociavam detalhes para um entendimento sobre a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, durante uma reunião num hotel em Salvador, Bahiam na terça-feira, 26 de maio.

A conversa devia ser mesmo reservada? O sistema de tradução simultânea fez vazar o papo da negociação. Será que foi falha técnica do sistema ou jogada política ordenada a quem controlava o sistema de tradução simultânea... Ué... Lula não entende espanhol? Chávez não habla o portunhol? Como dois jovens latino-americanos... Esses presidentes deviam mesmo é estudar inglês.

Chávez ficou irritado com a falta de acordo. Ele quer entrar com 40% dos recursos para a construção da refinaria. Até agora só o Brasil botou grana na obra. E este projeto já está dando confusão com a CPI, faz parte do pacote investigável ou eleitoreiro. Mas Chávez faz exigências a Lula. Aliás, é o que mais Chávez faz. Exige e estatiza. No Brasil, porém, Cha´vez, a regra é clara, quem negocia internamente é a Petrobras. Na Venezuela, como na Coreia do Norte, e no Iraque não existe oposição nem Congresso atuante. Quem negocia é o comando supremo.

Lula, repetindo o que há uns bons dias foi literalmente publicado aqui neste Correio da Lapa, comenta então o seu futuro falando para Chávez que, no próximo governo, o acordo sairá se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, for a sucessora. Neste caso, arrematou Lula, qual leitor assíduo deste blog-jornal CdL: ele ocupará o cargo de presidente da Petrobras. Gabrielli passaria a assessorar Lula.

Chávez, então, também fala sobre o seu futuro é duvidoso (este chefe venezuelano certamente não lê o Correio da Lapa nem nunca ouviu canções de Cazuza): E eu vou fazer o quê, Lula? Eu não quero fazer nada. Diô no quiero nada, mi amigo...

Nota do Correio da Lapa aos seus infiéis leitores e fiéis eleitores de quem quem quiser:

Este blog-jornal, nascido em 27 de fevereiro de 2009, completa hoje três meses de existência. Em 27 de abril, este Correio da Lapa adicionou internamente o mecanismo Google Analytics, que rastreia acessos, quantifica-os, mostra procedência, tempo de permanência, páginas preferidas etc. Em poucas palavras, o Analytcs mostrou que, nos últimos 30 dias, o Correio da Lapa teve cerca de 8 mil leituras com cerca de 5.100 visitantes absolutos. Ou noutro resumo, este endereço tem recebido de 100 a 300 visitantes por dia em média, tendo tido neste mês pique máximo de 880 visitas num dia e esquecimento máximosde apenas 77 visitas noutro dia, um daqueles dias em que ninguém queria ver o que nem eu mesmo sei se queria também... Ou então era um daqueles dias em que devia estar levando alguma coisa ótima na Rede globo ou nas ruas do Mundo...
Alfredo Herkenhoff - editor