sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe A, e contágio. Suína registra quase 4.000 notícias no Google via RSS

Todo cuidado é pouco com o vírus da suína, a influenza A

O vírus pula na sua língua, garganta ou mucosa nasal num instante. Passa como o vírus de uma gripe comum, de pessoa para pessoa, mesmo dias antes de os sintomas aparecerem num infectado infectador. O vírus também aparece na próxima vítima mesmo depois de os infectadores terem desaparecido ou se lascado. Catarro, dor de garganta, enjoo, febre, cansaço. A suína, enquanto sintoma, é igual a qualquer gripe. O problema da influenza A é que mata, não tem ainda vacina e pega fácil.

Doença em família

Em caso de doentes na família, parentes só podem ter contato limitado, com a mesma proteção de médicos e enfermeiros. Ou seja, usando óculos e uma blindagem, uma espécie de escafandro. Pessoas com sintomas de gripe devem ficar em casa. O México desde hoje está quase todo recolhido em casa.

Estardalhaço na mídia

Muita gente acha estranho tanto estardalhaço na mídia. Mas como afirmaram editores do jornal Washington Post, a ordem é assustar mesmo... Com a ameaça de endemia não se brinca.

E assim, apenas em língua portuguesa, o serviço de notícias do Google, via sistema automático de rastreamento RSS, registrava agora neste manhã de Primeiro de Maio quase 4 mil matérias sobre a gripe e os seus perigos.