quinta-feira, 5 de março de 2009

CHOQUE DE ORDEM E LICENÇA ESPECIAL

(Na foto, o editor do Correio da Lapa dá uma de Cicerone explicando a Rodrigo Pian (à esquerda) que o Bar da Feira também é cultura e contra a desordem no Rio de Janeiro. Foto de Sartori em 4/3/2009)

O carioca Rodrigo Pian, novo funcionário de sub-prefeitura do Eduardo Paes, voltou ao Bar da Feira, em Botafogo, 13 dias depois de comandar uma blitz que levou mesinhas no calçadão diante da casa, na Rua Vicente de Souza. Desta vez, apesar do susto na clientela, muitos temendo uma nova tormenta com PMs e guardas municipais, Rodrigo Pian, em vez de acompanhado de força, chegou sozinho, no estilo descontraído da melhor carioquice, com flores na mão. Revelou o sub-prefeitinho que naquela noite de quarta-feira, com o Flamengo goleando o Ivanhoé de Mato Grosso, a "dura" ia acontecer em Laranjeiras. Alívio na galera.

Em seguida, os fregueses comentaram com o representante do Dudu Portela que olhasse com carinho para a casa, tão respeitadora dos bons costumes, nunca nenhuma briga, tudo limpeza. Rodrigo Pian foi determinado e, sem temer um linchamento, insistiu: "Essas poucas mesas aqui na calçada ainda são ilegais. Mas é possivel legalizar".

F
oi aplaudido com uma salva de palmas, entre perguntas curiosas sobre como conseguir a tal licença especial? Qual o percurso burocrático do processo? Quais os critérios? Atração musical? Gastronomia? Turismo? Civilidade? Higiene? Espaço amplo que não atrapalha ninguém? Nada da barulho tarde da noite? Tudo isso ali tem. O português dono do boteco, Seu Antonio, botou até uma risca branca na calçada ampla, duas linhas sutis, tracejadas, mostrando o território de passagem livre para quem não está nem aí diante daquela felicidade de tiragostos e libações.

A esperança renasceu. Há quem aposte que em breve
o botafoguense doente e filho da PUC (Rodrigo Pian fez Psicologia na Gávea) será visto sentado legalmente no Bar da Feira, papeando com o maestro e saxofonista Humberto Araújo, que trabalha para a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, e também é habitué do pedaço. Juntos comemoraremos comentando o resultado do futebol.

Curiosidade: Rodrigo Pian nada consumiu, mas usou o banheiro do Bar da Feira e não reclamou da limpeza.

Dias atrás, antes do nascimento deste Correio da Lapa, a questão da política do choque de ordem foi levada ao blog do amigo Marceu Vieira, da turma do Ancelmo Gois, com uma ampla especulação sobre urbanidade, economia, cultura etc. Quem quiser ver o teor, um calhamaço de sete páginas, é só clicar em
oglobo.globo.com/rio/ancelmo/marceunalapa/