segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FHC no Leblon em 2010 e outras notas mundanas


Fernando Henrique no Restaurante Zuka, no Leblon,

e o palmito da Política no início de 2010



Angelina Jolie em 2020

O lado feio do réveillon em Copacabana

Muy discretamente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no Rio de Janeiro no primeiro fim de semana de 2010 e foi visto capitaneando uma mesa no charmoso Restaurante Zuka, no Leblon. Fernando Henrique pediu grelhado de carneiro e bebeu suco. Com ele estavam dois homens e duas mulheres... Aparentemente, segundo a fonte pouco afeita às coisas da política, o ex-senador estava em família. Seriam os filhos Luciana, Beatriz, Paulo Henrique e sua chiquérrima namorada, com joias presas até no cabelo? Ora, que diferença faz? Ninguém consumiu álcool, mas a conta chegou a quase mil reais, precinho meio salgado, como costuma acontecer numa casa frequentada por globais como Patrícia Poeta, Malu Mader e Caetano Veloso.

Além do carneiro e outras carnes, eles consumiram também carpácio, salada de palmito pupunha e outros deliciosos breguetes e tagliatelle. Apesar de estarem numa mesa no fundo do restaurante, que tem luz matizada ao gosto de cada freguês, os comensais conferiram bem a conta. O ex-presidente foi visto exclamando que até os 10% já representavam um valor exorbitante. Precinho salgado sim, mas todo mundo que reclama volta, como costumava dizer o aposentado garçom Paiva, do vizinho Jobi, na Av. Ataulfo de Paiva, a duas quadras do Zuca, na Rua Dias Ferreira, uma espécie de Via Vêneto carioca.



Na falta de uma trama política para temperar o cardápio desta notinha mundana, me socorro na internet e descubro que a palavra “zuca” é uma gíria de Lisboa para designar alegria, comemoração. Ah! Sim! O 2010 que ora começa é ainda uma esperança para quase todo mundo que escapou das primeiras tragédias. Mas zuca, na gíria portuguesa, também significa pimba, ripa na chulipa. Vim, vi e venci. Me dei bem. Mas será que FH poderá exclamar zuca depois das eleições de outubro? Zuca é ainda gíria para uma droga derivada da cocaína e mais letal do que o crack. Será Fernando Henrique um abacaxi? Tem mais cara de ananás.

Finalmente, na expressão “estar com a zuca", o significado é "ter uma pedra no sapato". Para o restaurante, Fernando Henrique é apenas mais um nome a engrossar o catálogo de clientes famosos.

Já para o presidente Lula, FHC deve ser tratado como um inseticida de má qualidade, mas que, mesmo nocivo, deve abrir caminho entre pedras portuguesas para a vitória da ministra Dilma Rousseff. Lula quer eleição plebiscitária, quer mostrar que ele em dois mandatos fez quatro vezes mais do que Fernando Henrique em igual período. E com isso, quer, numa escolha pessoal, que o eleitor consagre a sua delfim.

Os outros pretendentes gostariam de diluir o sucesso pessoal do nosso presidente e mostrar ao povo que este prestígio de Lula não precisa ser transferido para Dilma. Se o eleitorado surpreender o presidente, deixando que um adversário tucano faça reformas durante quatro anos a partir de 2011, estará talvez dando uma chance de ouro para Lula voltar nos braços do povo em 2014. Se der Dilma, como previu esta semana o jornal londrino Financial Times, a ministra pode tomar gosto pelo poder e tentar um novo mandato e curtir com a cara de Lula até 2018.

As especulações aumentam a cada dia. O concreto é que o cargo mais poderoso e cobiçado do Brasil representa um perigo para quem o almeja. Quem sonha em concorrer com Dilma treme de medo só em pensar em botar as manguinhas de fora. José Serra é o maior cagão de todos. Povo não gosta de eleger cagão. Nesse sentido, Ciro Gomes, que é base emergencial de apoio a Lula, é mais confiável. Marina, a Jaguatirica do Acre, também nesse sentido é mais confiável. Um e outro só precisam de um novo Henrique Meirelles para passar a certeza de garantia da estabilidade da macroeconomia.

E todo mundo estuda o caso JK, o presidente que, mesmo super prestigiado pelo povão, não fez o sucessor em 1960. Juscelino passou a faixa para o maluco e biriteiro do Jânio Quadros. E assim Brasília, que agora em abril vai comemorar meio século de vida, viu, nos seus primeiros 15 meses de existência (de abril de 1960 a agosto de 1961), passar e morrer dois presidentes: um que fodeu o Rio de Janeiro e outro que fodeu o Brasil.

A mesa de FH queria palmito, pau e mito? O pupunha é produto industrializado. Por meio do agronegócio, tenta-se salvar aquele velho palmito selvagem, de produção extrativista, predatória, de destruição da mata. Mas qualquer palmito, quando chega à mesa, significa que uma árvore foi morta. Fernando Henrique chegou à mesa. Será que a ave está morta? O tucano está nu.

Ave Maria! E pur si muove. La nave và...

Eu poderia pesquisar o termo "carneiro" para levar esta notinha social para outros pastos e repastos da política. Lula e Fernando Henrique, nossos dois pastores, querem nos ver como rebanho. Querem arrebanhar nossos corações e mentes, nossos votos, nossa fidelidade.

Mas FH está de asa cortada porque o amigo Serra parece um terrorista tecnocrata, apavora até o Henrique Meirelles que acabou com a memória da inflação. Mas Dilma é uma tecnocrata que também mete medo por se assemelhar aos nacionalistas que, nos costados do Brasil, fazem muito barulho e produzem ineficiência econômica, casos da Venezuela, Bolívia, do Equador e Paraguai. A Argentina do casal Kirchner corre por fora nessa maluquice de espantar investidores.

O que nos resta além de acatar o pedido do presidente Lula? Em homenagem à elegância do Leblon, ao cardápio do Zuka, digo hoje que não voto de jeito nenhum em careca paulista. Mas amanhã será outro dia. (Por Alfredo Herkenhoff – Correspondente do Jobi, que era frequentado pela saudosa Dona Ruth Cardoso)


Ela Hoje e Ela Amanhã


O famoso artista legista Joe Mullins está causando furor em Washington com seu novo trabalho: usar técnicas de última geração para acrescentar 10 anos à idade de diversas celebridades. Sem entrar no mérito de pilates, bisturis e botoques, eis como deve ficar Angelina Jolie em 2020, segundo o artista.

Sérgio Cabral está comemorando a redução de homicídios no Rio de Janeiro nos últimos dois meses de 2009. Mas não precisamos nem de estatísticas para ver... - e até os números oficiais estão aí, mostrando o crescimento absurdo na taxa de assassinatos no Rio de Janeiro nos três primeiros anos de mandato do governador. Com a ascensão de Eduardo Paes na prefeitura, sua política de choque de ordem, a coisa piorou a olhos vistos. O Rio de Janeiro nunca esteve tão policialesco. Até no pacífico réveillon em Copacabana, a PM, ainda que educada - a elite da corporação em carros novos -, exibia uma enorme quantidade de fuzis, armamento de guerra no meio de 1 milhão de pessoas. Armamento pesado empunhado pelos PMs ou com os canos saindo para fora das janelas dos carros, uma cena digna de governantes que macularam o espírito descontraído do carioca em plena passagem de Ano Novo.

Eduardo Paes e Rodrigo Bethlem acabaram com os camelôs do Largo da Carioca. Estarão esses pobres marginais empregados? Como cavam a vida agora? Na orla de Copacabana, no Ano Novo, os camelôs não puderam atuar. Não havia água para comprar. Latinha de cerveja a cinco reais e quente... Debandada antes da meia-noite. Sobrou ingresso especial do Metrô. Que horror! Paes quer “miamizar” o Rio, quer “melbournizar” o Rio da noite para o dia. Mas o Rio não é NY. Paes e Cabral querem “zonassulizar” a Zona Norte e as favelas? Querem "leblonizar" geral ou estão apenas promovendo um apartheid urbanístico na cidade com vistas a 2014?

Finalmente vi na TV um grande locutor, Luciano do Vale, fazer uma advertência, conforme este Correio da Lapa tem feito exaustivamente, sobre o risco de Fifa e COI mandarem o Rio e o Brasil para o espaço por causa da violência sem controle. A Fifa fez isso com a Colômbia em 1985, e este país perdeu a Copa de 86, realizada no México. Acorda, Lula! Acorda, Cabral! Acorda, Paes! Menos propaganda e mais exemplo, por favor. Choque de ordem eficiente é reforma no Judiciário, é prender político de meias e cuecas recheadas, é começar a punir por cima, não é humilhar nem ofender gente já ofendida e humilhada pela pobreza e pelo desemprego nas ruas do Rio. Choque de ordem é deixar calçadas e ruas limpas, não é reprimir os melhores botequins, que só enchem porque tratam bem a clientela, gente que mora na vizinhança e é amiga do pé-sujo.

O mesmo Financial Times que tem dito belas palavras sobre Lula já insinuou um plano B caso a guerra do narcotráfico se agrave, passando a derrubar, em vez de helicópterops da PM, um único Boeing descendo ou decolando com turistas ingleses na Ilha do Governador.

Lula, JK estuprou o Rio, esvaziou a cidade que foi capital de três Estados, a saber: Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, Império do Brasil e República Federativa do Brasil. Hoje estamos reduzidos a pó e pupunha. O Rio como uma corte endinheirada só existe no Leblon e no Projac. No resto, são bolsões e bolsinhas, esperança ainda no Ano Novo e a velha miséria temperada com propaganda enganosa.

Viva o senador Cristovam Buarque! Educação Já!

(Por Alfredo Herkenhoff Again)