quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A ressureição do Flamengo e a morte de Deni de Lima:

  Depois de vender oito exemplares ontem do meu livro "JB – Memórias de um secretário, Pautas e Fontes" (só o colega Coriolano Gatto me comprou cinco, um autografado), decidi fazer uma coisa diferente além de xingar Zico e pedir que o Galinho vá pro Vasco, Fluzão ou Fogão. Fui ao Bar da Feira e avisei ao dono: nada de cerveja: hoje não gasto nada aqui, mas é pra espantar Pai Mineiro e o urucubaca atribuída a Bruno e Eliza Samúdio. Fui ao Mercadinho da Rua Bambina e comprei um quilo de azeitona preta, grega, graúda, comprei duas garrafas de vinho - um português e um argentino. Comprei seis pães e uma pasta alouette de queijo e ervas finas a R$ 4,99. Voltei pro boteco em frente ao Hospital Samaritano. Disseram que tinha maionese no meio. A mesa de cinco colegas sorvendo cerveja adorou a fartura. Bebi garrafa e meia. E o Mengão ganhou. Todo mundo compreendeu que o vinho que só eu bebi tinha lavado a inhaca.

Não contente de todo, fui espairecer na Lapa. Já era uma da madrugada. E lá soube que tinha morrido o querido poeta mangueirense Deni de Lima, descendente do grande Osório, outro baluarte do Morro de Mangueira. Em Mangueira, quando morre um poeta.... Peguei mais um táxi e fui sozinho pra Visconde de Niterói. Ao lado da quadra, no Centro Cultural Cartola, reverenciei o grande pequeno Deni. Não vai mancar nunca mais. Estava sozinho num amplo salão, como um bom morto, extrema solidão. Apenas duas mulheres na vigília, sentadas, a 30 metros do caixão. As cumprimentei dizendo: eu precisava vê-lo.  Deni, que sempre foi agitado, improvisava versos e fantasias, morreu de AVC aos 49 anos. Há uns dez, Zeca Pagodinho tentou salvá-lo, mandando-o a um spa para um “rehab”. Mas não adiantou. Deni não queria emplacar 50. Emplacou todas. Foi uma honra tê-lo conhecido. Em três ocasiões, um carnaval e duas feijoadas na quadra de teto retrátil, pude usufruir de uma poética rara, uma sensibilidade malandramente infantil. 


Salve Deni! Viva Mangueira! Viva o Flamengo! Viva o Rio de Janeiro.