segunda-feira, 20 de julho de 2009

Guerra Civil à vista em Honduras?

Zelaya anuncia que
está voltando e
faz apelo por
insurreição (*)

Está mais difícil uma solução para o conflito de poder nas Honduras, depois de terem falhado as negociações entre o presidente deposto e o governo de Roberto Micheletti. O deposto Manuel Zelaya anunciou, na manhã desta segunda-feira, o início de "uma insurreição" para recuperar o comando do país e apelou à comunidade internacional para endurecer as sanções contra Tegucigalpa.

'Vou a Honduras e vou fazer tudo o que tem que ser feito até que o grupo usurpador do poder tenha que se submeter às ordens da comunidade internacional....", afirmou Zelaya, numa entrevista coletiva na embaixada hondurenha na capital da Nicarágua

Na última semana, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, empenhou-se numa solução para a crise política em Honduras, mas, após uma reunião de mais de cinco horas, o entendimento voltou a falhar. Micheletti só admite o regresso de Zelaya para ser julgado pelos tribunais, enquanto o presidente deposto insiste em regressar ao país e à Presidência, ainda que admitindo formar um governo com ministros de ambas as facções.

Oscar Arias, que nesta mediação conta com o apoio dos EUA e da Organização de Estados Americanos (OEA), advertiu para o risco de guerra civil e pediu mais três dias para tentar obter um acordo.

"'A alternativa ao diálogo é uma guerra civil e o derramamento de sangue que o povo hondurenho não merece", afirmou o presidente da Costa Rica.

(*) - Fonte: Correio da Manhã, de Lisboa