Jogando atrás e tentando surpreender nos contra-ataques, o Flamengo poderia ter aberto o marcador aos 16 minutos. O lateral-direito Jancarlos evitou um gol, mas colocou o braço na bola dentro da área. Paulo César de Oliveira marcou a penalidade e expulsou o jogador celeste. Aí brilhou a estrela do goleiro Fábio, que defendeu com os pés a cobrança do lateral-esquerdo Juan. Para recompor sua equipe, Adilson Batista tirou o atacante Thiago Ribeiro para a entrada de Fabrício no meio-campo e deslocou Marquinhos Paraná para a direita.
Comentário do Correio da Lapa: perder para a forte equipe do Cruzeiro não é nenhum escândalo nem tragédia. O Flamengo mostrou, além da altivez, que tem elenco para disputar o título do Campeonato Brasileiro de 2009. O destaque negativo foi Juan, um tanto displicente antes e depois do pênalti perdido. O Flamengo não tem finalizado bem. No domingo foram umas seis ou sete cabeçadas frontais, na altura da linha maior da pequena área, e quase nunca a bola ia na direção do gol. Obina, Emerson, Josiel que treinem mais e errem menos... E treinem com Adriano que vem aí. Será que vem de verdade?
Palpites sobre favoritos para 2009
Chutologia de primeira rodada: favoritos para este ano? Vamos palpitar? Internacional, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras. E quase mais ninguém. O Sport corre por fora. O São Paulo na descida da ladeira. O Grêmio às vezes supreende no meio, mas em termos de time, com banco dde bons reservas para revezamaento, são poucos os candidatos...