quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Emilia Silveira, Prêmio Esso no JB, por descoberta de criminoso nazista

(Foto by Wladimir Wong).


Na próxima 2-feira, 13 de setembro de 2010, três turmas de estudantes de Comunicação da PUC-RJ estarão reunidas para que eu e colegas professores palestremos sobre jornalismo impresso e novas midias digitais. De minha parte, informo que é o primeiro evento de um ciclo de quase dez já pré-agendados (SP, ES, MG) para bater papo, confratern...izar e vender o livro "JB - Memórias de um Secretário - Pautas e Fontes", lançado seis dias atrás no Capela, Lapa.

Na foto, à espera do autógrafo, Emília Silveira, baluarte estonteante do JB de Outrora, Prêmio Esso de Reportagem por descobrir, no Brasil, de um grupo de nazistas e entre eles um super criminoso de guerra - Gustav Franz Wagner - procurado internacionalmente.  Obrigado, Emilia!

Relembrando o caso via Wikipedia rapidinho:

O criminoso era um guarda da SS alemã, conhecido como "Carniceiro de Subibor" (onde foram mortos mais de 200 mil judeus) que, fugindo da Alemanha no pós-Guerra, viajou para o Brasil e aqui morou ilegalmente, em São Paulo. Em 1978, Gustav Wagner é reconhecido, mas o governo brasileiro se recusou a extraditá-lo, mesmo com Alemanha, Áustria e Israel pedindo por sequestro e assassinato. Viveu no Brasil com o pseudônimo de Günther Mendel.