sábado, 22 de agosto de 2009

Ainda sobre excessos de Sampa contra o tabaco


O Correio da Lapa recebeu de Augusto Miranda uma virulenta crítica contra a violenta repressão ao cigarro liderada por São Paulo. Segue o email ipsis litteris, com todo os erros, incluindo os nossos, de brasileiro e de português (e uma dica: leian neste CdL o Editorial a Favor do Cigarro):


Julio

Bom dia

Realmente o Führer era vegetariano e antitabagista radical como o Serra. Mas o atual movimento neo-macartista que assola a humanidade nasceu nos USA como uma contraposição ao movimento Hippe dos anos 70. O principal expoente dessa contra-revolução cultural foi o pastor Jimmy Swaggart de Baton Rouge, Louisiana. Ele chegou ao auge das suas cruzadas eletrônicas nos anos 80. O movimento se transformou na base ideológica do neo-liberalismo em expansão naquela época.


Por curiosidade, a abundãncia econômica obtida no século passado foi construída em cima de três “inas”:

Aspirina, nicotina e cafeína. O intenso bombardeio ideológico pela mídia conseguiu aprovar as leis antitabagismo na maioria dos estados americanos. Mas tiveram de amargar uma surpreendente redução de 11 anos no aumento da expectativa de vida, devido a explosão da obesidade que se seguiu no pais.


A coisa é simplesmente freudiana: se você retira um psico-ativo do indivíduo, ele vai nescessariamente compensar na boca. Os vinte anos de leis antitabagista nos USA gerou a transferrência para as três “inas” mortais: Cocaina, morfina e heroína.


fim


Nota do Correio da Lapa: Anote o link abaixo para chegar ao mais violento editorial a favor do cigarro jamais escrito em língua portuguesa:


http://correiodalapa.blogspot.com/search?q=fumar+sarney