sábado, 10 de outubro de 2009

O fracasso de Sérgio Cabral no quebra-quebra 2/5

O governador Sérgio Cabral, chocado com o quebra-quebra nos trens, diz que são vândalos que merecem cadeia. Cadeia para Estação Central do Senado Federal, isso sim! O governador perdeu uma oportunidade para ficar em silêncio, preferiu solapar o bom senso e enxergar na explosão social do quebra-quebra a ação de um bando de marginais, enxergar apenas mais uma ação criminosa, corriqueira.... Merecem cadeia, nada justifica a violência, disse Cabral. Nada justifica que diante de um quadro de agravamento das condições de vida no Rio de Janeiro, o governador continue brincando de acreditar que a Supervia funciona. A crise requer transparência e humildade. Mas na mesma linha do descarilhamento, ou descarrilamento, a concessionáia dos trens foi em frente e anunciou que havia sinais de sabotagem num equipamento elétrico no episódio que resultou na confusão na Central do Brasil. Ou seja, sem nenhuma credibilidade, a Supervia, este mistério de composição acionária, em vez de enfrentar sua crise, tenta empurrá-la falando em sabotagem. Ninguém acredita nisso. E mesmo que tenha havido sabotagem, terá havido antes a insegurança da Supervia ao permitir a sabotagem. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o Educador, deve ter aprendido ao perder a eleição para o Congresso Nacional e ganhar, como prêmio de consolação, um posto no gabinete Cabral. Esta seria a hora de Júlio Lopes enfrentar o seu Rubicão. Nem PAC nem obras de praças esportivas agora. A prioridade de tudo no Rio para 2014 e 2016 é ação de emergência para o Rio de Hoje, Rio Ainda 2009, de modo a que o transporte de massa na metrópole se dê com ordem e segurança. Você sabia que o Rio de Janeiro já é a cidade no Mundo que tem mais automóvel blindado? Sérgio Cabral e Júlio Lopes estarão em breve trocando de modelo, blindados mais novos, ou mais bonitos. Até o time do Fluminese já deve estar pensando em andar num busão blindado.

"A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, 'Como sou inútil e fraco'. É essencial pensar poderosa e firmemente, 'Eu consigo', sem ostentação ou preocupação." (Dalai Lama)

(Por Alfredo Herkenhoff - seguem mais três partes da série Fracasso e nelas você vai ver uma reflexão dantesca: o Estado do Rio de Janeiro, sozinho, está perto de superar o índice de homícidios por ano dos Estados Unidos)