sexta-feira, 1 de maio de 2009

BOTAFOGO 100 anos de TRADIÇÃO

Um pouco da História do O GLORIOSO, numa colagem enviada pelo fotógrafo torcedor Ed Sartori para animar as horas que antecedem a decisão do Campeonato Carioca entre Botafogo e Flamengo:

A Origem do Nome Botafogo

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Botafogo era um instrumento militar, uma haste com um pavio, com o qual o artilheiro detonava os canhões. "Bota Fogo", era à época, sinônimo de detonar.

No século XVI, Portugal construiu o maior navio de guerra da Europa. O Galeão S. João Batista, de 1000 toneladas que, por seu poder de artilharia e conquistas, ficou conhecido como "Botafogo". João de Souza Pereira, fidalgo português, natural de Elvas, famoso oficial de artilharia ganhou o apelido de Botafogo e incorporou ao seu sobrenome.

Vindo ao Brasil, no Rio de Janeiro, destacou-se em combates contra franceses e tamoios e, como recompensa, recebeu, da Coroa Portuguesa, terras que iam do Rio Carioca, hoje Praia do Flamengo, e contornando o morro da Viúva, atingiam a Praia adiante, que ficou conhecida como "Do Botafogo". Sua descendência, de mesmo sobrenome, sempre esteve ligada esportiva e afetivamente aos Botafogos, de football ou regatas, honrando o nome da familia e suas tradições.

O Início de Tudo

A “Estrela Solitária" começou a brilhar em 1894. Ela era o símbolo do Club de Regatas Botafogo, fundado em 1º de julho daquele ano. O nome era o do bairro onde nasceu e da enseada em que seus barcos competiam. As cores, o negro da noite e o branco do dia. Em 1904, do outro lado do bairro, no Largo dos Leões, surgia a linha simétrica. Um grupo de adolescentes criava o Botafogo de Football Club, que viria a ser conhecido como "O Glorioso". A denominação, o bairro e as cores eram os mesmos e, acima de tudo, o ideal maior era idêntico: a formação da juventude pela prática do esporte.

Club de Regatas Botafogo

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.No final do século XIX, o esporte que predominava era o remo, cujo pioneiro foi o Club de Regatas BOTAFOGO. Fundado em 1º de Julho de 1894, a primeira sede oficial, até o ano de 1907 funcionava em um casarão atualmente demolido, localizado ao sul da Praia de Botafogo, próximo ao Morro do Pasmado, onde, hoje, termina a Av. Pasteur. O Club de Regatas Botafogo tinha as cores preta e branca, e em seu escudo estava a Estrela Solitária. No ano de 1903, o futebol já havia dado os primeiros passos no Brasil. Em São Paulo já era uma realidade, e no Rio crescia de forma avassaladora. Por conta disso, segundo publicação do Jornal do Commercio de 27 de outubro de 1903, foi disputada uma partida de futebol entre os remadores do Club de Regatas BOTAFOGO e o club de regatas flamengo. O jogo que foi realizado no campo do Paysandu, teve como resultado 5x1 para os alvinegros. Sem que seus participantes soubessem, nascia ali uma das maiores rivalidades do futebol.

Botafogo Football Club

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Em meados de 1904, do outro lado do bairro, no Largo dos Leões, ficava o colégio Alfredo Gomes. Foi durante uma aula de matemática do 4º ano, que Flávio Ramos, então com 15 anos, escreveu e entregou um bilhete á Emmanuel Sodre: "O Itamar Tavares tem um clube de futebol que joga na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro? O que você acha?" Emmanuel não respondeu na hora, mas estava dado o primeiro passo para o nascimento do Glorioso.

No dia 12 de agosto de 1904, o clube foi fundado por adolescentes que se reuniiram no chalé de um velho casarão da rua Conselheiro Gonzaga, cedido aos garotos por Dona Chiquitota, avó de Flávio, grande amiga e verdadeira mãe do clube que estava nascendo. As cores escolhidas para o uniforme eram preto e branco, numa homenagem ao Juventus da Italia. O primeiro nome dado foi Eletro Club.Porém, numa segunda reunião em 18 de setembro a avó de Flavio perguntou qual o nome do clube que eles estavam fundando: "Eletro Club?" Espantou-se dona Chiquitota. "Morando onde moram, o clube de vocês só pode se chamar BOTAFOGO!".

1942: nasce o Botafogo de Futebol e Regatas

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Até 1942, o clube da "Estrela Solitária" e o "Glorioso" apesar de serem ambos alvinegros e com o mesmo nome, tiveram vidas paralelas, mas sempre entrelaçadas. Enquanto o clube de regatas contava com o Palacete do Mourisco, a beira mar; o de futebol tinha o exuberante Palacete de General Severiano.

Várias famílias alvinegras frequentavam ambos os clubes e o desejo de uma união aumentava a cada dia.Quis o destino que no dia 12 de junho de 1942, no Mourisco, estivessem frente a frente para a disputa de um jogo de basquete, válido pelo campeonato carioca, as equipes da "Estrela Solitária" e do "Glorioso". No intervalo, o atleta Armando Albano, do "football" teve um mal súbito e morreu. A partida foi paralisada e nunca mais disputada.
A morte de Albano marcou o fim da disputa entre os 2 clubes, e a partir daquele momento o BOTAFOGO seria um só. No dia 8 de dezembro de 1942 ocorreu então a fusão definitiva, nascendo o Botafogo de Futebol e Regatas.
A equipe passa a adotar calções pretos e o monograma do escudo B.F.C. é substituído pela Estrela Solitária


Mascotes

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Em frente a sede de General Severiano, encontra-se uma estátua apelidada de "Manequinho". Tombada em 2002 como patrimônio clutural, ela representa um menino urinando e é uma versão da estátua Manneken Pis, que enfeita uma praça de Bruxelas, na Bélgica. A estátua carioca é uma fonte, sendo possível a hidratação pela água do Manequinho.

Com 1 metro de altura, a estátua foi esculpida, originalmente, em 1908, por Belmiro de Almeida, e esteve instalada na praça Marechal Floriano, no Rio de Janeiro até 1927, quando foi transferida, por ser considerada uma afronta aos bons costumes, para a praia de Botafogo, próximo a sede do Mourisco.

A imagem passou a ser relacionado ao alvinegro no Campeonato Carioca de 1957, quando um torcedor vestiu a estátua com a camisa do Botafogo. A partir daí, torcedores consideram-na como mascote e toda vez que o Botafogo é campeão a estátua é vestida novamente. Contudo, em 1990, a estátua foi roubada e destruída. Uma nova réplica, de autoria de Amadeu Zani, foi instalada e, em 1994, transferida para a praça em frente ao palacete de General Severiano.

Em 2008, após um ato de vandalismo retirou a peça de seu órgão sexual, a estátua foi levada para restauração. Na data de sua recoloção, no início de novembro deste ano, o Botafogo assumiu a posse do monumento.

Pato Donald

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Lorenzo Mollas, chargista argentino que trabalhou no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50, vestiu o Pato Donald com a camisa do Botafogo nos anos 40. Logo, a personagem de desenhos da Walt Disney foi adotada como mascote pela torcida. Mollas escolheu o Pato Donald porque ele reclama seus direitos, luta, briga e defende-se, como eram os dirigentes alvinegros da época, e, ainda, sem perder a sua elegância ao deslizar pelas águas, aludindo à prática do remo.

Cachorro "Biriba"

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O presidente do Botafogo Carlito Rocha era um dos mais fanáticos torcedores do clube. Supersticioso e determinado, Carlito levou o vira-latas Biriba, que pertencia ao zagueiro Macaé, a todas as partidas do Botafogo no Campeonato Carioca de 1948. Ele achava que o cachorro dava sorte e não aceitava o animal fosse barrado. A diretoria do Vasco tentou impedir a entrada de Biriba em São Januário. Porém, Carlito Rocha colocou o cachorro de baixo do braço e desafiou: "Ninguém impede o presidente do Botafogo de entrar onde quer que seja e quem estiver com ele entra, com certeza!" garantia Carlito. Com a presença de Biriba, em 19 jogos, o Botafogo venceu 17 partidas e empatou as outras 2 no Carioca de 1948 e sagrou-se campeão, após um jejum de 13 anos.

É a partir de Biriba que o cachorro foi adotado como mascote. Anos depois, o cachorro passou a ser um símbolo bastante admirado pelos torcedores alvinegros. A torcida Fúria Jovem, inclusive, divide seus grupos por "canis". As torcidas adversárias apelidaram, também, a torcida do clube de a "cachorrada".

Em 2008, a tradição foi revivida quando um cão, chamado Perivaldo - em homenagem ao ex-jogador do clube nos anos 1970 - entrou junto com time em uma partida da Copa do Brasil de 2008 levado por seu dono, um carioca e fanático torcedor botafoguense residente na Paraíba. Em suas costas negras, o beagle Perivaldo trazia uma marca de nascença em formato de estrela na cor branca, remetendo ao símbolo máximo do clube, a estrela solitária. Neste mesmo ano, o clube lançou dois mascotes oficiais, chamados Biriba e Biruta, para se identificarem com crianças.

Escudo do Botafogo é eleito o mais bonito do mundo


No início deste ano, o site Esporte Fino promoveu uma eleição dos Escudos mais bonitos do Mundo. O escudo do Botafogo(RJ) ficou em primeiro lugar, destaque também para Juventus(SP) e América(RJ) que ficaram em terceiro e quarto lugar respectivamente. Entre os dez mais votados três são de clubes brasileiros.
A pré-seleção foi feita pela equipe do site com ajuda do jornalista e historiador Rodolfo Rodrigues, autor do livro Escudos dos Times do Mundo Inteiro. Chegando à final 128 escudos de 45 países.
Com estes finalistas escolhidos, a votação contou com jornalistas e especialistas em design. Todos foram alertados de que a idéia era escolher o mais bonito escudo, independente de torcida por um clube.

Fontes: http://www.botafogopaixao.kit.net/historia.htm

http://visaocarioca.com.br/?p=3489

http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas