sexta-feira, 17 de abril de 2009

Youtube e Google 2009, mudanças, lucros e desafios

FILMES DE LONGA METRAGEM NO YOUTUBE

O YouTube anunciou acordos com companhias de entertainment como a Sony Pictures, CBS, MGM e a BBC para oferecer seriados de TV e centenas de filmes de longa metragem num novo esquema que, inicialmente, estará disponível apenas nos EUA.

O grande portal de vídeos, propriedade da companhia Google, também anunciou que vai dar uma pequena repaginada no portal, criando novas seções especiais para conteúdo profissional. Nessa repaginada, surgirão dois novos "quadrados", cada um na sua lógica de aprimoramento: num deles, o internauta poderá pesquisar shows por título, autor, popularidade etc. Outro tab será "subscriptions" e permitirá acesso rápido a usuário devidamente logado no Youtube.

A agência de notícias econômicas Bloomberg, de Rupert Murdoch, confirmou semana passada que rolavam conversações entre a Sony, também do mesmo grupo do tycoon australiano, e o Youtube para exibição de filmes. O Youtube espera revelar detalhes nos próximos dias, até quinta-feira da semana que vem. O Youtube também insinuou que vai ampliar mecanismos de publicidade para aumentar os lucros. O Youtube está de olho no Hulu, o novo site de video, lançado pela News Corp. e NBC Universal, focalizando exatamente um conteúdo mais profissional.

As notícias são alvissareiras. O Youtube reconhece que uma concorrência vem disposta a enfrentá-lo, mas nascido e logo tornado gigante, o site maior dos vídeos se antecipa e se renova. Durante o anúncio, o executivo chefe Eric Schmidt do Google insinuou que mais à frente o Youtube não descarta a cobrança de tarifas, coisa de publicidade e lucro. Também estuda botar comercial em programas de TV online.

Aliás, também no início da noite de ontem o Google anunciou lucros acima dos esperados no terceiro trimestre de 2009. O lucro subiu 6% com relação ao mesmo período de 2008, atingindo 5 bilhões 510 milhões de dólares. Mesmo assim, noutro tipo de leitura, o Google enfrentou quedas de faturamento. Eric Schmidt disse aos jornalistas: "Ainda estamos num território não demarcado. O ambiente econômico atual continua difícil. Nenhuma companhia é à prova de recessão. O Google absolutamente recebeu impactos".

ORQUESTRA YOUTUBE

Na quarta-feira, no Carnegie Hall, a Orquestra Sinfônica Youtube estreou com peças de Gabrieli, Brahms, Dvorak, Bach, Mozart, Tchaikovsky e John Cage. A orquestra foi criada por meio de concurso na internet com 3 mil inscritos mandando videos de 70 países com suas habilidades e vocações... Na depuração da qualidade, restaram 96 músicos de 30 países. Os ensaios foram em seus lares. Os músicos só se encontraram no domingo em Nova York, três dias antes da noite histórica. A aprovação foi alta, aplausos de pé e sonhos de maior divulgação e execução de musica clássica. Na orquestra, uma alma brasileira e uma portuguesa. A primeira orquestra "colaborativa" dos tempos digitais também executou em primeira mão a peça Eroica, do badalado compositor chinês Tan Dun. O nome completo da peça é Internet Symphony No. 1, Eroica.

O video no Youtube com o concerto dura 60 minutos,. Consegui ouvir apenas 20 minutos... mas ainda volto lá quando o Correio da Lapa me deixar em paz...

By Alfredo Herkenhoff