quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fidel Castro diz que Obama não entendeu Raul

Fidel diz que Obama 'interpretou mal' palavras de Raúl
Deu na Agência Estado, do Estadão

HAVANA - O ex-líder cubano Fidel Castro disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "interpretou mal" as palavras do atual presidente de Cuba, Raúl Castro. Foi por essa má compreensão, sustentou Fidel, que Obama sugeriu a Cuba a libertação de dissidentes e a eliminação de encargos para o envio de remessas. "Sem dúvida que o presidente (Obama) interpretou mal a declaração de Raúl", escreveu Fidel em uma de suas colunas opinativas, intituladas "Reflexões". O texto foi divulgado ontem.

Fidel aludiu às declarações dadas por Raúl Castro na sexta-feira passada, durante a Cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), dizendo estar disposto a discutir "todos" os temas com os Estados Unidos, incluindo "direitos humanos, liberdade de imprensa, presos políticos". Raúl disse que isso deve ocorrer em igualdade de condições, sem imposições. O presidente cubano disse também ser possível enviar aos EUA os dissidentes detidos em 2003, caso em troca Washington entregue a Havana os cinco agentes de inteligência cubanos condenados no país.

No fim de semana, em Trinidad e Tobago, durante a Cúpula das Américas, Obama considerou "um avanço" as palavras de Raúl e sugeriu que Cuba comece por liberar presos políticos e reduza os impostos sobre remessas.

Para ler toda a reportaem do Estadão, eis o endereço >

http://www.estadao.com.br/noticias/