quarta-feira, 29 de abril de 2009

As artes visuais e o milionário Nasher, de Dallas, Texas

Multidão em bronze (Bronze crowd), escultura composta de 36 figuras, todas diferentes ente si, medindo 183 x 55 x 35cm com pequenas variações. A obra de Magdalena Abakanowicz, feita em 1990 e 1991, pertence à Coleção Patsy e Raymond Nasher, em Dallas. Mas já foi exibida no Palais Royal, em Paris em 1999. No detalhe, Picasso, um quadro de Jaspers Johnson e foto do empresário refinado, amante das artes e amigo dos artistas.



As artes visuais e o milionário




Parte da coleção do milionário Raymond Nasher, empresário na cidade de Dallas, Texas, foi leiloada pela casa Sotheby’s maio. Nasher, que morreu em 2007, e sua mulher, Patsy, compraram ao longo da vida mais de mil trabalhos de artistas diversos, incluindo Picasso, Dubuffet, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Franz Kline, Larry Rivers e Jasper Johns.

Um parêntese: o norte-americano Jasper Johns foi o primeiro artista em vida a ter obras arrematadas por mais de 10 milhões de dólares. Hoje já há trabalho seu, da série patriótica Flags (bandeiras), cotado acima de 20 milhões.

Cerca de 200 obras da Coleção Nasher foram leiloadas para criar um fundo destinado ao Centro de Escultura Nasher, que é um grande museu com jardins no centro de cidade texana. O museu, propriedade da Fundação Nasher, foi inaugurado em 2003, ao lado do Museu de Arte de Dallas, e agora vai ficar ainda melhor com injeção de cerca de 30 milhões de dólares do leilão...

Segundo a revista Artforum, a venda de 200 obras impressionistas, modernas e contemporâneas não afeta a importância da Coleção Nasher. (Essas informações saíram no jornal The New York Times em meados do ano passado, isto é, em 3008).