sexta-feira, 20 de março de 2009

Chefe do Supremo censurando a imprensa?

-

Gilmar Mendes, o ministro,

faz censura quando não

gosta do que é publicado


Noticia do Blue Bus - 20/03/09


Carta Aberta aos Jornalistas do Brasil, postada esta noite no site da CartaCapital pelo repórter Leandro Fortes, sobre entrevista que deu à TV Câmara no dia 11:

"Durante a gravação, discutimos questões relativas à Satiagraha, à CPI, às açoes contra Protógenes, é claro, ao grampo de áudio nunca revelado envolvendo Gilmar Mendes. Citei o fato de estar sendo processado por Mendes por ter denunciado os negócios nebulosos que envolvem o Instituto Brasiliense de Direito Público, farto de contratos sem licitaçao firmados com órgãos públicos e construído com recursos do Banco do Brasil...

Qual foi minha surpresa ao ser informado por colegas, na 4a, dia 18, que o link para o programa havia sido retirado. Apurar o evento não foi difícil. Irritado com o teor, Mendes telefonou ao presidente da Câmara, Michel Temer, e pediu a retirada e a suspensao da veiculaçao na TV Câmara. O pedido foi prontamente atendido...

Na semana passada, diante de um questionamento sobre a posição contrária ao MST, Mendes voltou-se furioso para o repórter e disparou - 'Tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta'.

Como assim? Que perguntas podem ser feitas ao ministro Gilmar Mendes? Até onde nós, jornalistas, vamos deixar essa situaçao chegar sem nos pronunciarmos, em termos coletivos, sobre esse crescente cerco às liberdades individuais e de imprensa patrocinados pelo chefe do Judiciário?".

Via site Toda Midia da Folha de S. Paulo e via www.bluebus.com.br