segunda-feira, 30 de março de 2009

Lapa Urgente: o garçom Cicero ganha o Prêmio Tulipa de Ouro

Cícero Rodrigues Araújo: garçom vitorioso com 53% dos votos


Salve o Tulipa de Ouro!



Cícero com os colegas e Dona Cléria, dançarina falecida há um mês. Foto de Alfredo Herkenhoff


O garçom Cícero, do Restauante Nova Capela, saiu vencedor na consulta promovida pelo Correio da Lapa, tendo obtido 176 votos contra 150 dados ao garçom Paiva, o glorioso Paivinha do Restaurante Jobi, no Leblon. Cícero e Paiva têm a mesma idade e nasceram na mesma cidadezinha, Riacho Guimarães, no Sertão do Ceará. Parabéns a ambos, que ambos merecem o Prêmio Tulipa de Ouro!


Cícero com Aldir Blanc no clique (autorizado) de Alfredo Herkenhoff



"OS MELHORES VEM DA MINHA CIDADE"

Por Cícero Rodrigues de Araújo

Nasci em 14 do agosto de 1946. Cearense. Macho. Em Groaíras. Cidade muito pequena. Antigamente se chamava Riacho Guimarães. Lá eu brincava na Lagoa do Peixe, que também é um bairro. Mas é uma lagoa muito grande, um lago que enchia no inverno, feito um açude. Tinha muito peixe. Era fundo no inverno. A gente nadava. Eu nado muito, mas quando a lagoa vinha secando, ficava uma lama e se criava pato, porco, gado, e só tirava da beira quando ficava gordo.

Aprendi a ler com uma professora, numa espécie de escolinha particular.

Eu sempre via Paiva. Eu morava no interior e Paiva dentro da cidade. Tudo pertinho. Conhecia mais a família dele. O irmão, a irmã do Paiva, a Mariquinha, gente da melhor qualidade, brincava com os filhos dela. Carreguei um sobrinho do Paiva no colo. Acho que agora o rapaz trabalha no Jobi, com ele, que hoje nem mais conheço. Mas era uma época em que todo mundo era frangotezinho. A gente se conhecia de vista, brincava, mas não era de um ir na casa do outro não.

De uns tempos pra cá, ouvi falar que Paiva estava ficando muito famoso, mas nem sabia quem era nem de onde era.

Eu vim pro Rio com 19 anos. Vim trabalhar no Hotel Glória, conheci o gerente Tapajós, ainda era solteiro. Do Glória, fui trabalhar numa casa na Tijuca e de lá fui parar no Bob's, onde fiquei 12 anos. Comecei no Largo da Carioca e depois fiquei rodando, como gerente. No Clube Marimbás, fiquei uns três anos. Gerenciei festa grande. Me lembro de uma festa grega, para 1.500 pessoas. E no Restaurante Capela estou há 16 anos.

Com Paiva mesmo ainda não conversei depois da fama. Eu estava de férias e fui ao Jobi, mas dei azar: ele também estava de férias. Nesses quase 40 anos no Rio de Janeiro, só voltei a Groaíras duas vezes. Fui casar em 1969. E agora em 1991 fui ver se salvava meu casamento. Fiquei mais de 20 anos sem ir. Vi que meu casamento ia terminar e fui dar um tempo lá pra ver se salvava. Mas quando cheguei o casamento de mais de 20 anos terminou mais rápido ainda. A mulher está por aí. Criei os três filhos dela. Está todo mundo casado e fiquei solteirão.

Mas Groaíras tem uma curiosidade: os melhores garçons do Ceará vêm da minha cidade. O cearense se dá bem no trabalho e restaurante porque é muito comunicativo. Gosta de conversar. A gente conhece as pessoas, sabe quando é do bem quando é ruim. A gente entende de público.

O Ceará também dá muito humorista. Em Groaíras tem muitos parentes de Renato Aragão. Tem outros famosos que têm raiz lá. Até a mãe de Mariana Ximenes é de lá (a atriz corrigiria: é minha avó materna). Era minha amiga. O pessoal vem, se casa e faz família aqui, cria raízes. Eu tenho um irmão que ainda mora lá e uma irmã em Angra dos Reis. Meus pais morreram cedo. Então minhas raízes agora estão aqui.

Também gosto de brincar de repentista. Escuta essa: Mandaram me chamar / pra eu cantar com Malaquia / o papai não estava em casa / a mãe diz que eu não ia / peguei na perna da velha / joguei na boca da filha / desculpe senhora dona / que era de noite eu não via / perna de velha é cara quente / perna de moça é macia.

Gente como eu e o Paiva, que chega aqui e é reconhecido como bom profissional, como garçom, a gente sente um grande orgulho. A gente é pobre, humilde e simples. Mas é um prazer. Me sinto orgulhoso, fico contente. Não é ser o melhor garçom não, é ter a consideração. Fico muito grato.


Cicero com Seu Ayres Figueiredo, um dos sócios do Nova Capela. Foto de Alfredo Herkenhoff