sexta-feira, 24 de abril de 2009

Exemplo de futebol em tempos de escândalos e injustiça

Justiça no resultado, exemplo de não-escândalo

O jornalista Vicente Senna enviou ao Correio da Lapa email com uma sugestão para ajudar o Brasil e o Congresso nesses tempos de farra de passagem área comprada com o dinheiro do povo. Segundo Vicente, o material abaixo seria uma contribuição para o país lutar por justiça com espírito desportivo. Vicente anexou um vídeo do futebol holandês. Eis a mensagem:

Corrigindo Erro - Gol sem querer

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos! Temos aqui um bom exemplo: Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe de vermelho - O Ajax Amsterdã - sofreu uma falta e ficou contundido, caído no chão.
Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido.

Quando o jogador ficou recuperado, o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, com um chutão de longa distância, acabou por meter a bola no gol. Todos, incluíndo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro considerou o gol válido! A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.

Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficarem todos quietos para permitir que os adversários - os de amarelo - fizessem eles também um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!

É impressionante o sentido de justiça da equipa do Ajax - de vermelho - e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!

Repassem este "mail". Para que chegue a todos: às famílias, às escolas, às empresas... Quem sabe se chega também ao Congresso, ao governo, aos tribunais... Todos precisamos aprender com exemplos de honestidade... No Congresso pode até chegar, mas dificilmente irão aprender o que é honestidade.