sábado, 8 de maio de 2010

Pedro, negro, pobre e baiano, morreu com o PT

Mensagem encaminhada oa Correio da Lapa por Octaviano Moniz Barreto em 8 de maio de 2010. Segue texto ipsis verbis. sic, sic, seculorum:

Pedro,negro,brasileiro e pobre.Morreu .
Por Octaviano Moniz

Pedro morreu.Ha 3 dias.Pedro Quem é Pedro?Pedro era um brasileiro pobre e negro,boa definição,depois vocês entenderão o porque.Ele trabalhava há 30 anos no prédio aonde moro com minha avó de 84 anos e minha mãe.Tambem sou um brasileiro pobre,mas por opção, pois resolvi ser artista plástico.Pedro ,não.Nenhuma chance,cedo teve que trabalhar. Escola?Como?Quando?.Como estou lendo Pedagogia do Oprimido,do gênio Paulo Freire, fica mais fácil entender o porque para ele, o ápice da ascenção social foi ser porteiro noturno.Assim ,dormia numa cadeira à noite, e pela manhã enfrentava o segundo emprego.Mulher e três filhos.Sem qualificação profissional,queria que ele fosse “broker de commodities”?

Mas aos 60 anos morreu.Cedo para a nova media de idade brazuca.Será que ela vale para os pobres?Porque podemos dividir hoje o Brasil entre os ricos e os “sem nada”.Os só “contas a pagar”.Aprendi em contabilidade.Os ricos compram na Daslu,usam diamantes,aparecem em Caras e Joyce Pascovitch .Usam óculos cor de rosa para não verem ou serem incomodados pelo mundo dos pobres.Dos catadores de papelão,das prostitutas,dos travestis,dos operários da construção,dos que trabalham duro,enquanto alguns deitam em berço esplendido analisando o “stock market”.

A ascenção social no Brasil é tão difícil que um Lula vira mito,o mundo inteiro se pergunta como com tudo contra,este sujeito chegou a presidente.Não me perguntem pois não tenho bola de cristal.Mas Pedro deu azar.Nasceu pobre,negro e no Brasil.E não se chamava Lula.Que equação difícil de resolver.Talvez números complexos .Ele já deve estar sendo devorado por vermes brasileiros.Em vida também.

Ele era grande e corpulento,ninguém imaginaria que um dia fosse morrer.Mas o coração pifou.E pior,na Bahia.Procurou um hospital publico(obvio que ele não tinha plano privado),o famoso HGE(Hospital Geral do Estado)e foi colocado no corredor aonde foi atendido. “No vacancy”.UTI lotada.E daí que ele pagava impostos?Na nossa republica-quero dizer Estado-bolivariano,os pobres só são tratados como seres humanos na hora de votar.

O atual desgoverno petista prometeu tudo,uma mudança radical na Bahia,que já foi a Terra da Felicidade,no século XVII.Fizeram até uma musiquinha:a panelinha,mostrando que iria ser um governo para gregos e troianos.Esqueceram.Alias os filiados deste partido sofrem deste mal,perda de memória.Lula não lembra do mensalão,nem eu.Mas voltando a Bahia,jogaram a panelinha fora e compraram um caldeirão,assim toda a gang estaria confortável.É a terra do inusitado,até escultura de Rodin dá ferrugem.

Milagres acontecem.Não para Pedro.Pedro morreu.No corredor do HGE.Levou 3 dias esperando uma vaga na UTI,até que seu coração pifou de vez.Morreu.Mas e o desgovernador com isso?E a 1st Lesbian com isso?O swing continua no Palácio.Animado.Troca-troca.Igual a Sepult que comanda nossa cultura fazendo teatro.Nosso neo Osacar Wilde.

Pelo menos Pedro morreu competente,dominava seu serviço e nunca houve um assalto enquanto ele foi porteiro.E o protótipo de Wilde(sem a inteligência) é um incompetente,está Esperando Godot.Ou será o Cirque Du Soleil?Daria um bom palhaço,nem necessitaria de maquiagem.E Pedro morreu.Negro,pobre e brasileiro.Só tinha um bem:o titulo de eleitor,cobiçadíssimo.E agora ,José?Pedro morreu,num corredor do HGE.Mas daqui onde moro ouço o som do swing em Ondina.Buffet e Veuve Cliquot.Charutos enviados por Raul,com sangue dos dissidentes cubanos.Será que Pedro foi feliz?

Pedro morreu no corredor.Será que vai para o céu?Negro,pobre,brasileiro,e ainda tenho que ouvir Sua Majestade Imperial dizer que somos uma potencia mundial.Diga isso para a viúva de Pedro e seus 3 filhos ,canalha.Acorde,para não sermos a futura Grécia.E Pedro morreu.Seu maior sonho era ter um fusca.Não conseguiu.Nem mesmo uma bicicleta.Ganhava pouco mais de um salário mínimo,enquanto os mensaleiros e aloprados fazem a festa de Nero,colocando dinheiro nas pastas,cuecas e meias.

Um país de canalhas.Por isso nunca se investirá seriamente em Educação,pois o povo não iria mais trocar voto por bolsa família.E a grande maioria dos políticos iriam ver o sol nascer quadrado.Mas Pedro morreu.Morreu como nasceu,negro,pobre e brasileiro. “Ash to Ash, Dust to Dust”.Descanse em paz irmão,um dia a casa cai.A deles.Pai nosso que estais no céu,santificado seja o vosso nome..............