domingo, 7 de junho de 2009

Minc, ministro doido demais Frases Crise Cabeça a prêmio

Um ministro doido demais
Por Octávio Costa e Hugo Marques

Reportagem avistada em 6/6/2009 no site do Jornal Dia Dia *
(Foto de Minc: click by Alfredo Herkenhoff - Correio da Lapa, Arquivo - Rio de Janeiro, 2006)

Como uma metralhadora giratória, Carlos Minc ataca para todos os lados, coleciona inimigos até no Ministério, leva pito presidencial e constrange o governo. O que ele ainda está fazendo no cargo?

A cabeça do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pode rolar a qualquer instante. Ele fez por merecer. Enquanto alfinetava só os ruralistas, não corria riscos e encontrava até uma certa simpatia no PT. Mas nos últimos dias também passou a atirar nos colegas de governo. E em público. Repreendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cobrou dele mais moderação, Minc voltou a atacar titulares de ministérios minutos depois da reprimenda do chefe.

Na quarta-feira 3, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, um dos alvos preferenciais dessas críticas, negou o aperto de mão a Minc durante a solenidade do 7º balanço do PAC, no Itamaraty. "Não vou cumprimentar você", reagiu. "Eu ando dizendo por aí que você é viado, para você falar mal de mim?", disparou Nascimento. As autoridades presentes espantaram-se, mas não desaprovaram a truculência de Nascimento. Acontece que no governo todos estão cansados da língua descontrolada do ministro do Meio Ambiente.

"O Minc é um cara muito midiático e Lula não gosta quando ele critica os colegas", disse à ISTOÉ um ministro que despacha todos os dias com o presidente. "O Lula vai dar outra chamada forte no Minc, pois ele já passou do ponto." Apesar de estar com a corda no pescoço, o próprio Minc admite que não é de se enquadrar à compostura que o cargo exige. "Claro que às vezes eu extrapolo um pouco, é um estilo um pouco mais extrovertido do que se espera de um ministro", diz Minc. "Eu posso ser exótico."

Minc reproduziu para ISTOÉ a conversa que teve com o presidente Lula, na quinta-feira 28 de maio, quando lhe foi recomendado, com todas as letras, que não criticasse os colegas publicamente. Recomendação que, pelo visto, caiu no vazio. "O Lula me falou: 'Minc, eu reconheço que tem que ter tensão mesmo, você brigou com o Blairo Maggi [governador de Mato Grosso e maior plantador de soja do planeta], fez um bom acordo, você brigou com o pessoal da soja e também fez um bom acordo, continue assim'", reproduziu o ministro. "Mas o Lula me disse: 'Na questão dos ministros, vamos resolver internamente, senão você cria situações de não retorno'. Eu reconheci e me enquadrei." Só se foi na presença de Lula.


Poluindo o debate

"Fingem que são amiguinhos de vocês. Não confiem nesses vigaristas!"
Sobre os produtores rurais, ao falar para um grupo de ambientalistas

"Vários ministros combinavam uma coisa aqui (com Lula) e depois iam ao Parlamento, cada um com a sua machadinha, patrocinar emendas que esquartejavam e desfiguravam a legislação ambiental."
Sobre os colegas de Ministério, ao falar à imprensa depois de audiência com Lula

"O ministro Alfredo Nascimento, que vai concorrer ao governo do Amazonas, tem um prazo por causa da chuva e das empreiteiras."
Sobre reclamação do ministro dos Transportes de demora na concessão de licenças ambientais

INDOMÁVEL Lula pediu para Minc resolver os problemas de governo internamente, mas o ministro continua levando tudo a público

* - endereço do Jornal Dia Dia, de Três Lagoas, MG >
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php?option=com_content&view=article&id=13185:um-ministro-doido-demais&catid=41:artigos-e-opinioes&Itemid=58