segunda-feira, 8 de junho de 2009

Meio Ambiente, Dia Mundial morto pela mídia 1/12

Reflexões... Correio da Lapa sempre trazendo alguns dos principais fatos comentados com liberdade, sem medo de ser feliz, sem medo de chorar nas tragédias, de elogiar e criticar, errar e se desculpar, com orgulho de dizer que emociona o esforço de apanhar os nossos mortos no meio do Oceano Atlântico. como se vê na foto abaixo distribuída nesta segunda-feira pelas Forças Armadas do Brasil...

Correio da Lapa, um jeito meio atípico de dizer que tantos esforços dão em nada, mas outros não... E perseverar é fundamental porque navegar é preciso... Dizer que até estas especulações no campo de amarguras e esperanças foram engendradas, entre dramas de família e dramáticas questões sociais e econômicas, também como uma singela homenagem intelectual aos 228 mortos no voo 447 da Air France e também homenagem a todas as pessoas, cerca de 800, assassinadas no Brasil apenas nos últimos oito dias, nesta hecatombe homeopática sem luto oficial, nem luta condizente contra ela, nosso pequeno Desembarque Diário da Normandia do Caos Tropical...

Semana do Meio Ambiente... Ora pro nobis... Amazonas em chamas... Carlos Minc quase esturricado de tão frito no governo Lula. A luta continua... Luta pelo consumo, contra a poluição, mas como equacionar? Reflexões...

Meio Ambiente:Dia Mundial
morto pela mídia

Primeira parte de 12

Por Alfredo Herkenhoff


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi massacrado pela mídia no Brasil e do Mundo em 2009 como nunca dantes. Foi esmagado pela Rede Globo com foco no acidente do jato Airbus da Air France e no Viradão Carioca, 300 eventos patrocinados pela Grande Telinha como se no Rio de Janeiro, em todo fim de semana, não houvesse número equivalente de espetáculos, todos bons, mas nenhum muito especial... Apenas o barulho da mídia e uma guerra particular...

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi ignorado pela maioria dos principais programas de TV, sempre atrelados ao compromisso de manter ou alavancar ibope. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi destroçado, neste sentido, por um vício de audiência na grande mídia, vício ou desejo controlado por pesquisas de opinião, uma ferramenta que sustenta a engrenagem do sucesso fazendo girar a grade em torno das próprias emissoras saciando desejos localizados pelas pesquisas. Os insumos são pautas sobre celebridade, sexo escandaloso, violência, poder, dinheiro e, quase sempre, entre bons artistas, generosas pitadas de mediocridade.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi relegado a pequenos programas dentro de revistas eletrônicas tipo Fantástico e Domingo Espetacular. A ecologia foi apenas um item a mais no cardápio da destruição em curso.

Continua por mais 11 especulações...