sábado, 21 de março de 2009

Sobre a crise mundial, crise do capitalismo


A crise mundial, crise do capitalismo, em debate


Mensagem enviada pelo médico e dirigente comunista FH, de Vitória, Espírito Santo:

O artigo da discussão na Europa sobre a crise do capitalismo é muito bom (Nota do Correio da Lapa: parte do artigo, de Daniel Bensaïd, professor de filosofia na Universidade de Paris VII, foi publicada neste blogue-jornal. Procure via índice das postagens do editor). Os pós-comunistas com a alma penada querem recuperar a morale política enxergando nesta crise o fim da economia do livre mercado. Alguns até enxergam modernidade em regimes primários que foram democraticamente implantados na América Latina. O caso mais grave, entretanto, não são os regimes da Bolívia e do Peru. O caso mais grave é o do Brasil. Uma máquina "bolchevique" psicopata e essencialmente corrupta que fez uma grande coalizão com o que havia de mais atrasado nos partidos políticos e nas instituições brasileiras (Congresso, Judiciário e as religiões messiânicas). A eleição do candidato do Sérgio Cabral Filho contra o candidato Gabeira foi uma das histórias mais representativas da falta de limites éticos e da falta de perspectiva política destes "bolcheviques" para manter o statuo quo.

Retrato definitivo do esquema econômico do Governo Lula é a joint venture entre o Lulinha, Daniel Dantas et al, sob o beneplácito dos poderes institucionais, muito bem remunerados pelo silêncio ou pela discrição. A economia do livre mercado está sob forte suspeição porque ela nunca existe. Um ethos fundamentado no "vale tudo" para enriquecer-se alopradamente resultou nesta crise em que os sofisticados e muito bem remunerados especuladores comeram a sobremesa da insaciável classe média americana e europeia que consentiu e participou desta aposta. Afinal, tinham o aval do irretocável e incorruptível Papa Greenspan e de toda a inteligentzia escanteada no mundo pós-comunista.

Com o fim do socialismo real, esta gente ficou sem limites, porque nenhum outro projeto alternativo de prosperar e de crescimento econômico estava colocado no horizonte. A questão da AIG para mim é paradigmática: mesmo ajudada pelo governo americano com os impostos do contribuinte, esta quadrilha legalizada sai atirando e raspando o fundo do poço, porque a lei americana os garante. O capitalismo real acabou sem nunca ter sido uma economia de livre mercado. Acho que assistiremos a muita confusão pela frente, porque esta crise não é uma crise econômica. Esta é a crise do projeto da terra prometida. Penso que nesta encruzilhada é fundamental defender alguns valores mínimos que foram inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, por mais idealista e idílica que ela seja.

Este produto de uma combinação entre a cultura capitalista judaico-cristã e o mundo comunista (igualmente um produto judaico-cristão) representa um estatuto ameaçado pela loucura que pode aflorar agora, na qual muita gente vai perder o chão e o juízo. Gostaria de falar mais sobre este artigo, mas vou parar por aqui. Parabéns pelo blog Correio da Lapa.
FH Vieira- Vitória - ES