quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Globo com Opash, 53 pontos. Rede Record, 6.


A novela Caminho das Índias bombou. O capítulo de terça-feira (8) foi recorde de audiência, com média de 53 pontos e pico de 57 no Ibope da Grande São Paulo. Os canais concorrentes sumiram no que restou: Record, 6; SBT, 5; Band e RedeTV, 2.


A Record, que imitando a Vênus Platinada vem incomodando a Globo há alguns anos, sentiu a reação da Globo desde o início deste 2009. Tirante o programa reality de confinamento A Fazenda, a Record este ano registra quedas e sente a reação.


A Globo ainda tem, entre outros desafios, escapar da armadilha das noites de domingo em que a Record e outros concorrentes avançam na audiência. E falta ainda a reação nas manhãs dos dias úteis, também com a Globo sofrendo perda sistemática de ibope de Ana Maria Braga e desenho animado ante o jornalismo e os programas ao vivo de Record, Band, SBT e Rede Tv.


Não é só a novela de Gloria Perez que bombou, em especial agora nesta semana final. Aliás, o pico anterior deste folhetim foi de 50 pontos quando a tal Norminha que dá o que falar foi expulsa de casa pelo maridão Abel GM. Outras novelas da Globo estão registrando bons índices.


E a Globo ainda chacoalhou geral os cenários e ritmos da programação normal, como Videoshow, Fantástico, Jornal Nacional etc.


Parece que a acusação pelo MP de que a Record e a Igreja Univesal são uma empresa só, estrutura gulosa e ambiciosa em nome de Jesus, também prejudicou a imagem do Grupo do Bispo Edir Macedo junto à massa de fiéis de outros credos que estavam de olho na falsa telinha de toda imitação.

A reação da Globo, entretanto, não parece sólida, nada a comemorar. Se baixar a guarda, o anjo mau da Rede Telecaptadora volta a ameaçar.