sábado, 21 de novembro de 2009

Morre na Itália o travesti Mendes Paes, a Brenda

O travesti brasileiro Brenda, pivô de um escândalo que causou a renúncia do governador da região italiana de Lazio, Piero Marrazzo, foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira no pequeno apartamento em que vivia, em Roma. Ainda não se sabe em que circunstâncias a morte ocorreu. O corpo foi encontrado carbonizado por bombeiros, que atenderam a um chamado de incêndio, e não aparentava sinais de violência. O travesti estava seminu. Também foram achadas duas malas prontas e uma garrafa de uísque. O resultado da autópsia é aguardado.

Uma das hipóteses cogitadas pelas equipes de investigação é de que Brenda tenha inalado fumaça. O travesti esteve no centro de um escândalo sexual que custou o cargo do governador de Lazio, um ex-jornalista de 51 anos que integra o Partido Democrata (PD), a principal força de centro-esquerda italiana. O caso veio à tona no mês passado, quando quatro policiais foram presos por tentarem extorquir o político. Marrazzo teria de pagar 80 mil euros em troca de um vídeo no qual ele próprio havia sido flagrado na companhia de travestis.

"Mataram-na, não sei quem. [Ela] Estava mal psicologicamente e queria voltar para o Brasil. Agora precisamos encontrar quem fez isso", disse Bárbara, outro travesti brasileiro que era amigo de Brenda. Bárbara disse que se encontrou com Brenda na noite de ontem. Os dois beberam uísque em um estacionamento.

O Ministério Público de Roma investiga a hipótese de homicídio. Um detalhe significativo que chamou a atenção da polícia foi o computador de Brenda, que teria sido jogado no interior do vaso sanitário, em uma aparente tentativa de danificá-lo.

No dia 2, ao prestar depoimento, Marrazzo admitiu ter saído duas vezes com Brenda. Agentes da polícia desconfiam que o travesti brasileiro poderia fazer parte de um amplo esquema de chantagem com base em vídeos e fotos comprometedores, do qual Marrazzo teria sido apenas uma das vítimas.

Outro fato que agrega mais mistério ao caso é a morte, ocorrida no dia 12 de setembro, de Gianguarino Cafasso, traficante de drogas que fornecia cocaína a Brenda e demais travestis. Ele foi vítima de overdose de heroína.

De acordo com um programa de TV italiano, o verdadeiro nome do travesti é Wendell Mendes Paes. Ele completaria 32 anos na próxima semana.