domingo, 31 de maio de 2009

Suspense sobre debandada na Fórmula 1 tem nova data:12 de junho

Futuro e charme da Fórmula 1 nas mãos da Ferrari e da FIA

A Ferrari confirmou sua participação na temporada da Fórmula 1 de 2010, mas ressalvou que o fez em caráter condicional e que não significa aceitação do limite de orçamento para as equipes. A informação foi anunciada por Stefano Domenicali, chefe da Ferrari no site www.ferrari.com. A Ferrari e outras equipes ameaçaram abandonar a Fórmula 1 por causa da restrição de orçamento a 64 milhões de dólares.

"O pedido para tornar as regras de 2009 o ponto de partida, significa que não haverá limite no orçamento", disse o italiano. A agência inglesa de notícias Reuters informou que "a Associação das Equipes de Fórmula 1, que agrega nove equipes, após a suspensão da Williams, submeteu uma inscrição conjunta na sexta-feira, na dependência da aceitação de algumas condições até o dia 12 de junho".

Uma das condições é a de que todos assinam uma versão atualizada do acordo Concorde com a FIA, que controla a categoria, e outro que as regras para 2010 seriam as mesmas usadas atualmente, com algumas modificações diferentes daquelas publicadas no mês passado pela Federação Internacional de Automobilismo.

A Ferrari, das quase 80 equipes que já participaram da Fórmula 1, á a única que nunca esteve fora de nenhuma edição em 60 anos da mais tradicional modalidade de corrida de automóveis.

Segundo Alan Baldwin, da Reuters, ao ser se indagado sobre o que aconteceria se as novas condições das equipes froem recusadas, Domenicali disse: "A resposta é simples: as inscrições das nove equipes não serão válidas."

Domenicali afirmou que a assinatura do acordo Concorde significaria que "as regras futuras têm de ser negociadas pela Comissão de Fórmula 1 da FIA, uma entidade com 13 integrantes, entre eles representantes de seis equipes, incluindo a Ferrari que tem poder de veto".

O suspense continua, o dia 12 de junho é o novo deadline. Rolam apostas, a maioria achando que a Ferrari não abandona o circo.