segunda-feira, 13 de julho de 2009

Crise com Sarney já está sendo superada, diz Lula

Texto avistado no site do Estadão

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse nesta segunda-feira, 13, que, na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de todo o governo, a crise envolvendo o presidente do Senado, José Sarney, está "em fase de superação". Questionado se a decisão de Sarney de cancelar os chamados atos secretos melhora a relação do Senado com o Executivo, Múcio respondeu que a relação sempre foi boa. "Entendemos que o Senado vai superar esse momento de dificuldade e os próprios senadores querem isso."

Segundo Múcio, a avaliação sobre a situação do Senado e da CPI da Petrobras foi feita rapidamente no início da reunião ministerial pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins. "A CPI da Petrobras terá de ser instalada. Temos de respeitar a vontade do Senado e o governo sempre trabalhou assim", disse Múcio.

Sarney é alvo ainda de denúncias de desvios na fundação que leva seu nome. Segundo reportagem do Estado, a entidade recebeu R$ 1,3 milhão da Petrobras para um projeto que não saiu do papel.

Com relação a notícias de que a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, teria sido demitida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, Múcio não confirmou a informação e disse que esse é um assunto do Ministério da Fazenda e, portanto, não foi tratado na reunião ministerial.