sábado, 4 de abril de 2009

Otan: paz de Obama no Afeganistão

Otan decide enviar soldados para o Afeganistão


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em reunião de cúpula que celebrou seus 60 anos, decidiu ampliar o efetivo militar que mantém no Afeganistão.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou ao fim do encontro que os 28 membros da aliança comprometeram-se a mandar ao país 5.000 soldados extras, que atuarão diretamente na segurança e darão treinamento às Forças Armadas e à polícia locais.
"Durante muito tempo, nossos esforços no Afeganistão não tiveram os recursos necessários", disse Obama.
O presidente lembrou também que seu governo havia decidido enviar um novo contingente de 21 mil soldados ao Afeganistão, onde já estão 36 mil americanos, mas reiterou que não seria possível "enfrentar este desafio sozinho".
"Somos fortes e estamos unidos. Não nos vencerão pelo cansaço. Seguiremos adiante com êxito em nossa missão", complementou.
O primeiro-ministro da Holanda, Jaap de Hoop Scheffer, atual secretário-geral da OTAN, ratificou a intenção da aliança de "manter seus compromissos no Afeganistão". "Devemos levar adiante esta missão com a mais absoluta perseverança", disse. "Devemos ajudar o Afeganistão a entrar em uma nova era."
Havia a preocupação de que alguns países preferissem a retirada das tropas, por acreditarem que as operações militares no país não vinham dando o resultado esperado.
Fonte: ANSA