terça-feira, 20 de julho de 2010

O surgimento da notícia da morte de Rafael, filho de Cissa Guimarães

Noticiar a morte em primeira mão

Alfredo Herkenhoff
CORREIO DA LAPA
Fui o primeiro a noticiar a morte de Rafael, filho da atriz Cissa Guimarães, no FaceBook e no twitter "correiodalapa", mas ainda relutei em fazê-lo... Segurei intimamente a notícia que me chegara por acaso... Vi que nada havia sobre o atropelamento do jovem no Rio de Janeiro nem no Google news nem no search do Twitter... Me lembrei dos tempos do JB, em que eu parava as máquinas algumas vezes por mês... O centenário Jornal do Brasil, ora moribundo, ainda exercia o papel de break new até fins dos anos 90, encaixando no meio da edição  em curso as tragédias de último momento  a surpreender leitores nas bancas e assinantes no café da manhã... Eram tempos de segundo clichê terceira edição na mesma noite ou madrugada... Relutei em fazer break new em tempo real, mas de repente decidi noticiar nas ferramentas sociais... No FB, assim que o fiz, logo vi meia-dúzia de comentários de facefriends... No Twitter, botei a tragédia e nada... Meia hora de nada de reação entre minhas poucas centenas de seguidores e curiosos de ocasião... Quando - uma hora depois que noticiei - os veículos das Organizações Globo confirmaram a morte, noticiando nota oficial das autoridades da saúde, ocorreu uma explosão de mensagens na internet... Centenas de frases aos minutos.... A fama é ora  hereditária, ora propagadora de fiéis seguidores... Me lembrei das máximas sarcásticas do jornalismo... Importante é o nível social do cadáver, ou o local na cidade ou no  planeta em que surge o cadáver ou sua notícia.... Entre os locais, os grandes portais... Os grandes veículos são um mundo à parte. um espaço à parte, um lugar socialmente apartado da miríade de pequenos espaços individuais na manifestação democratizada pela internet... Quantas contradições... Motorista que não pára para socorrer... Mas nada dessas reflexões alivia a dor que toda família sente quando perde pessoa tão querida de forma tão estúpida e inesperada... E Cissa Guimarães, pessoa que simboliza a alegria de viver radiosamente no Rio de Janeiro como ninguém, não merecia tamanho impacto... Tento me aliviar com poesia... Também me sinto mãe nessa hora... Recorro à arte para restaurar a minha serenidade na loucura da passagem desses instantes... Pêsames...



Veja como foi o break news no Facebook e os minutos subsequentes, ipsis verbis:




Alfredo Herkenhoff - Acabo de receber a informação de que o filho mais novo de Cissa Guimarães, Rafael, sofreu um terrivel atropelmento na madrugada de hoje no Rio e se foi... Chegou a ser levado ao Hospital Miguel couto. Meu Deus. transito louco, vida breve, tanta esperança no ar e no chão! Ainda não vi nada no Google. Quantos jovens de 20... anos temos de perder antes de botarmos ordem onde realmente precisa haver ordem e progresso?

Clarisse Tarran
Ohhh meu Deus.. essas coisas não podiam acontecer.

Tonico Monteiro de Carvalho
nããão!

Maria de Moraes
  tem certeza?
Puxa, é uma família tão solar!

Alfredo Herkenhoff
Maia de Moraes, a fonte é um dos meus filhos que conversou com membro da equipe que atendeu o menino... Quisera tantoe star errado...

Clarisse Tarran
Ainda ontem eu e Macalé comentávamos de sua campanha pela bandeira com a frase, Amor por princípio.. que é minha tb, pois já fiz uma bandeira assim. Puxa, é uma família tão solar!

Alfredo Herkenhoff
Ele estava andando de skate com amigos... Cosia dos 20s anos de idade.... Noit calma, segunda feira de ivnerno frio.. Mas sim, uma família que irradia calor, alegrai, poesia, arte, Rio de janeiro...

Deborah Dumar
meu deus!

Cristiane Oliveira
‎"Era só mais um Silva"...

Maria Fernandes
AIIIIIII choquei muito. Que coisa terrível. Filho da Cissa com Raul Mascarenhas, acho. Mas não importa. O idiota devia estar bêbada e/ou falando no celular!


Alfredo Herkenhoff
Não sei detalhes do acidente... mas skatistas tb zanzeiam muito... Meu filho mais novo que o diga.... Mas medicos ficaram espantados com a violência do impacto na altura da cintura... Multplas hemorragias enormes.... Nese momento não importa a reposnabilidade do atropleamento, mas refletir a dor, a loucura do trânsito de veículos e a loucura do trânsito do bom senso... O Jovem Rafael ainda resitou três ou quatro horas entre valorosos cirurgiões num hospital que é uma escola de traumatologia.,., Escola do antologico Dr. Nova Monteiro....

Zeca Torres
Lamentável! Nem sei o que dizer, pq também tenho um filho de 22 anos e posso imaginar a dimensão da dor de um pai ou uma mãe diante de uma perda tão violenta assim.

Alfredo Herkenhoff
G! acaba de noticiar a triste confirmação...

Rafael Mascarenhas, filho da atriz da TV Globo Cissa Guimarães, morreu atropelado nesta terça-feira (20). A informação foi confirmada pela secretaria municipal de Saúde do Rio. Segundo Bombeiros da Gávea, que socorreram o rapaz por volta de 1h50, ele foi atropelado por um motorista que trafegava no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul, na pista sentido Gávea.

De acordo com Bombeiros, ele ainda foi levado com vida para o hospital Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul. De acordo com a Secretaria, o jovem chegou à unidade com politraumatismos na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. Rafael chegou a ser operado, mas faleceu por volta de 8h desta terça.

De acordo com a 15ª DP (Gávea), que investiga o caso, Rafael estava andando de skate no túnel, que estava interditado para manutenção. A polícia faz buscas pelo motorista que teria atropelado o jovem. De acordo com a polícia, dois carros estariam dentro do túnel na hora do atropelamento.

Segundo a CET-Rio, a pista ficou fechada ao tráfego de 1h10 às 4h10.
Maria de Moraes
ele estava com o meu sobrinho, João, melhores amigos...estou tão triste...só choro e epnso na Cissa, no João e no Thomaz que são meus amigos, eu perdi irmão, é muito duro......

Alfredo Herkenhoff
Atropelmento dentro de um tunel interditado... e mortuista não parou....? Loucura total!

Alfredo Herkenhoff
‎(...) Raia-lhe a farda o sangue. De braços estendidos, Alvo, louro, exangue, Fita com olhar langue E cego os céus perdidos. Tão jovem! (FP)

Ed Sartori
que LOUCURA !!!

Luiz Aparecido da Silva
Sera que é o filho dela com o Paulo Cesar Pereio> Se for, uma tragedia para os dois. Lamentavel a existencia dos loucos do volante que ceifam vidas e infelismente acabam impunes!

Alfredo Herkenhoff
‎(Creio que é para Cissa Guimarães e todas as mães na dor e no amor extremos... Creio...)

MOTHER AND SON
Rose Falcone

My son
I am here
I cannot protect you
From the world.

My son
I am here
I can only love you
No matter what

My son
I am here
My love unconditional
On this you can rely

My son
I am here
To guide and to teach you
And now you must fly

My son
I am here
Life can be difficult
I hear your cry

My son
I am here
Changes are painful
Never forget who you are

My son
I am here
Maintain the faith
In yourself and in God

My son
I am here
Self acceptance is yours
Do not fear

My son
I am here

Cleusa Maria S. Ferreira
é verdade e muito triste

Ana Cristina Nadruz
triste.