segunda-feira, 29 de junho de 2009

Honduras no caos - Chávez lidera a grita a favor de Zelaya - Ver Correio da Lapa

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez chegou a Manágua já no domingo e logo qualificou os novos nomes no poder provisório em Tegucigalpa de "gorilas". O encontro na capital nicaraguense é da Alba - sigla para a palavra "amanhecer", mas que significa Aliança Bolivariana para as Américas, "bolivariana", adjetivo mítico de um desejo de suposta unidade hispânica no continente em que todos brigam pela simples razão bíblica de que em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão. Chávez pede a todos os governos esforços para que Zelaya volte ao poder em Honduras. Chávez ameaça os novos ocupantes do poder em Honduras num tom estranho, como se fosse declarar guerra.

A internet começa a mostrar verdades rápidas, twitteranas, dos fatos factíveis de gerar consequências nesta segunda-feira.

Também nesta segunda o presidente Lula foi veemente na defesa da democracia. Pura retórica.Os Estados Unidos, do presidente Barack Obama, sempre imperiais, advertiram para a necessidade do respeito às leis.

É mesmo pela internet que o mundo começa a ver cenas de cinema em tempo real, a degradação política na América Latina, entre promessas de avanços e atrasos políticos de fato.