quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína, primeira semana mundial: 236 infectados

ZURIQUE - A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que 236 casos de gripe suína foram confirmados por laboratórios até as 9h50 (de Brasília). "Noventa e sete desses casos ocorreram no México", afirmou Keiji Fukuda, diretor geral assistente para segurança em saúde da OMS, durante entrevista coletiva.

O número representa uma elevação de 88 casos desde a divulgação do boletim de ontem da OMS. Até ontem, nove países haviam reportado oficialmente 148 casos de gripe suína.

Catherine Bremer, da agência Reuters, informa da Cidade do México que O presidente Felipe Calderón determinou que a população passe cinco dias em casa a partir desta sexta-feira, numa paralisação quase total da economia, depois que a Organização Mundial da Saúde apontou a iminência de uma pandemia de gripe suína.
Nos Estados Unidos, estão confirrmados até agora 111 casos com um óbito. Nova York é líder com 50 infectados confirmados.

E são milhares os casos de suspeita, já que os sintomas da nova peste são os mesmos de qualquer gripe forte. O que assusta com a gripe porcina é que, primeiro, desanda para uma espécie de pneumonia e mata. Segundo, não existe vacina, a previsão é de seis a sete meses, terceiro: há remédio que cura, pode salvar alguns pacientes, muitos não. E por último, o contágio é facinho, está no ar que se respita, que se inspira, que se expira. Por isso já tem papagaio chamando meu louro de negão. Minha mulher, se espirrar, eu peço divórcio. E nada de frequentar aeroportos e lugares chiques de gente cosmpolita, viajada. Hospital sim, ainda vale a pena frequentar como ato de caridade cristã, solidariedade, é premissa visitar enfermos e encarcerados... Sim, mas tome cuidado...

A Organização Mundial da Saúde recomendou atenção redobrada diante do perigo do novo vírus causador da gripe suína, com o monitoramento de casos suspeitos e cuidados para que médicos e enfermeiros não espalhem a doença.

Funcionários de hospitais devem usar máscaras e luvas e lavar as mãos com frequência, de modo a reduzir o risco de contágio entre eles e para os pacientes, disse a agência da ONU em um novo boletim de orientação sobre a doença.

"Todos os países devem ativar imediatamente seus planos de preparação para pandemias. Os países devem ficar em alerta elevado para surtos não-usuais de doenças semelhantes à gripe e pneumonia severa", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.