segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Back 2 Black, ingresso caro. Festival não lotou



Mulher de Mandela cancela participação no festival Back 2 Black

Fracasso de público e preços senão exorbitantes, pelo menos irritantes: 80 reais a entrada!

O festival refletiu o significado de ser negro no Brasil. Sem entrar no mérito da excelente qualidade dos participantes, entre pensadores e artistas, registre-se aqui no Correio da Lapa o que a grande mídia não martelou:
A maioria negra do Brasil não tem 80 reais para pagar a organizadores de festival, um evento fechadíssimo na estação ferroviária Barão de Mauá (fotos), a imponente edificação na Avenida Francisco Bicalho. Na grande gare desativada - a estação também é chamada de Leopoldina - cabem cinco mil pessoas, mas a festa só atraiu metade de que seria público máximo, e considerando que havia exposições, palestras e espetáculos, ao longo de várias horas durante três dias, poderia ter rolado um grande rodízio de gente, mas aqueles preços! Ou seja, vão dizer que foi um sucesso de público, mas só de mídia, os números não mentem. E os lucros não se comentam...

A própria estrutura do festival foi a confirmação de que não passou de uma festa elitizada, para poucos, especialmente poucos negros que escaparam das mazelas e injustiças desse sistema cruel na sociedade brasileira.
Muito mais bacana se o evento, a parte de música, tivesse acontecido por exemplo no Largo dos Arcos da Lapa, em associação com outras instituições fechadas para a parte de palestras e exposições. A Esplanada dos Arcos da Carioca hoje está ocupada por barraquinhas simetricamente enfileiradas pela nova administração municipal, matando uma área nobre que merecia festa de largo toda semana, espetáculos verdadeiramente populares.


Tristeza, mas deu na agência Efe:

A moçambicana Graça Machel, casada com o líder sul-africano Nelson Mandela, cancelou participação na conferência de domingo no encerramento do festival Back 2 Black, no Rio de Janeiro, devido a problemas de saúde. Graça Machel falando: "Eu tinha aceitado, muito honrada, o prestigioso convite para participar da iniciativa de celebração de África no Brasil. Acontece que, inesperadamente, fiquei impossibilitada de viajar, por motivos de doença. Lamento profundamente este fato". Será a gripe A?

Na mesma postagem, a organização do evento informa que a conferência que contaria com a participação da ativista, intitulada "A África na Construção do Mundo. O Futuro", aconteceria com a presença dos dois outros convidados, a economista zambiana Dambisa Moyo e Gilberto Gil, com mediação do diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras.


Ex-ministra da Educação em Moçambique nos anos 70 e 80, Graça Machel participou ativamente da luta pela independência do país, que foi colônia portuguesa até 1975. Ela foi casada com o primeiro presidente moçambicano, Samora Machel, falecido em 1986 em um acidente de avião, e se uniu a Nelson Mandela em 1998.

O Back 2 Black chegou ao fim neste domingo depois de três dias de debates e shows. No encerramento, artistas de diversas partes do mundo como a célebre cantora cubana Omara Portuondo (que gravou um álbum com Maria Bethânia lançado em 2008), a beninense Angélique Kidjo e artistas brasileiros como Luiz Melodia e Dona Ivone Lara dividindo o palco sob o comando de Mart'nália.