quinta-feira, 21 de maio de 2009

Filme sobre uma sinagoga em Nilópolis, terra da Beija-Flor


NOVOS LARES REVELA “SHTETL” ESQUECIDO


NOVOS LARES, documentário em longa metragem com 77 minutos, dirigido pelo jornalista Radamés Vieira e produzido pela Prosol, com patrocínio do Centro da Cultura Judaica. da Chevra Kadisha do Rio de Janeiro e Prefeitura de Nilópolis, conta a história de imigrantes judeus, do leste europeu, que vieram para o Brasil nas primeiras décadas do século passado e se instalaram em Nilópolis, subúrbio localizado a 30 km do Rio de Janeiro.

Nomes e vidas como o da atriz Tereza Rachel (foto), do médico Jacob Kligerman, da artista plástica Fayga Ostrower entre outros, são descortinados a partir da constatação de que uma colônia, apesar de forte e influente até os anos 70, foi abandonando a cidade, mas deixou marcas na cultura e no desenvolvimento sócio-cultural e urbano do local.

Uma Sinagoga, construída em fins da década de 20, encontra-se hoje em estado de total abandono, mas sua arquitetura (foto de Reinaldo Smoleanschi, acima) e suas histórias permanecem latentes nas lembranças e no imaginário dos que participaram de suas sessões, ou daqueles que descenderam dessa leva de imigrantes. Um cemitério, construído em 1935, ainda existe no local.

Quando tomou conhecimento do projeto e viu o “trailer” do filme, a historiadora Tânia Kaufman teve a seguinte reação: “Este projeto é um dos melhores que tenho visto nos últimos anos sobre comunidades judaicas do século XX. A mensagem que fica é a das possibilidades de convivências pacíficas, cidadania, integração na diversidade cultural de uma região. Enfim, fiquei encantada”.

O editor carioca Alexandre Sávio, ao ver um copião do filme, escreveu o seguinte: “A condução segura do diretor e idealizador de Novos Lares, Radamés Vieira (foto de Reinaldo Smoleanschi) resultou numa produção que soube harmonizar elementos de forte emoção com respeito ao rigor da narrativa, própria dos bons documentários. A intenção foi também sutil o bastante ao fazer com que o espectador, seja judeu ou não vá descobrindo partes de si mesmo em muitas daquelas histórias.

Com maestria, o filme faz uso do jogo do tempo, mostrando como o passado aprisiona nossos pensamentos e toca nosso universo individual, quando nos vemos sós, em família ou em sociedade. Uma lágrima – uma só lágrima – a correr nos rostos, como é mostrado na cena da visitação à sinagoga expõe a duração quase secular dessas trajetórias, permeando o filme da primeira à última cena”.

Outros nomes importantes participam com depoimentos no documentário, como o historiador Nachman Falbel, o jornalista Alberto Dines e o escritor Moacyr Scliar, que apesar de não serem de Nilópolis, fazem análises da imigração judaica no Brasil, paralelamente ao grupo daquela cidade. O economista Sergio Besserman e a psicanalista Betty Fuks também dão seus depoimentos.

O filme teve como inspiração o livro “Vivência Judaica em Nilópolis” da imigrante polonesa Esther London que faleceu em 2007 aos 92 anos de idade (José London, na foto com Torah by Reinaldo Smoleanschi).


Interessante também a revelação de que o primeiro livro em Iídiche no Brasil, Novos Lares, de Adolpho Kischinhevisky, foi editado e publicado em Nilópolis no ano de 1932, e permaneceu inédito em português até o ano passado. Por iniciativa do diretor do filme, a equipe de produção fez contato com a editora Mirian Paglia, da editora da Cultura, e lançou o livro em português, em São Paulo e no Rio de janeiro.

O filme tem a participação de Tereza Rachel e Maurício Sherman c (foto) como personagens reais da ; além das atrizes Nathália Timberg, Sura Berditchevisky, dos atores Stepan Nercessian, Gilberto Marmoroch, Michael Joelsas, além dos músicos Dominguinhos, Jerzy Milewsky, Alexandre Travassos, do cantor Agnaldo Rayol e Grupo Zemer em participações especiais.


Ficha Técnica:
Título Original: Novos Lares
Subtítulo: Judeus em Nilópolis
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 77 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2009
Produtora: ProSol Produções Audiovisuais
Direção: Radamés Vieira
Produção: André Sztajn e Solange Amado
Argumento e Roteiro: Radamés Vieira
Montagem: Sueli Nascimento
Edição 1ª fase: Griego Adaszko
Color Correction: Marcelo Frota
Sonoplastia: Marco Pereira
Home-Page: www.novoslares.com.br ou www.judeusemnilopolis.com.br

Elenco: Tereza Rachel e Maurício Sherman como personagens reais da história; além das atrizes Nathália Timberg, Sura Berditchevisky, dos atores Stepan Nercessian, Gilberto Marmoroch, Michael Joelsas, e dos músicos: Dominguinhos, Jerzy Milewsky, Alexandre Travassos, do cantor Agnaldo Rayol, e Grupo Zemer, em participações especiais.
Crédito das Fotos: Reinaldo Smoleanschi
Contatos:
ProSol – (21) 2242-2242
Produtor: André Sztajn (21) 8155-6840
Diretor: Radamés Vieira (21) 3826-6686
(21) 9350-5353