terça-feira, 19 de maio de 2009

Sonho de vender galinha: Sadia Perdigão: Sadigão

Sadia e Perdigão anunciaram a fusão. Oba, agora que a suína vai chorar. A mega corporação será a maior do mundo. E um sonho nacional. A dupla já está entre as dez maiores do setor carnívoro das Américas, com receita de quase R$ 26 bilhões ao ano. Maior produtora de frango – Lula está vendendo galinha na China - e uma das maiores de carne de porco. As gigantes de Santa Catarina – a Perdigão nasceu na cidade de Videira e a Sadia, em Concórdia – agora dominam o mercado de abate de frangos, de alimentos congelados e de margarinas, entre outros.

Se alguém tinha medo da gripe suína, agora pode se preparar, as gigantes vão botar a receita porcina no mundo inteiro, a não ser que uns políticos tucanos queiram fazer a CPI da Fusão das Gigantes por temerem que a corporação (cujo diretor Luiz Fernando Furlan, um dos donos, já foi ministro de Lula) queira dar uma mãozinha à Petrobrás na CPI e à candidatura de Dilma Rousseff.

As duas gigantes perderam grana com a crise mundial de setembro passado, principalmente a Sadia que apostara na cotação estável do dólar, que desabou frente ao real e à realidade. Perdeu R$ 2,5 bilhões e tratou de arrumar a casa. Demitiu executivos e tirou Luiz Fernando Furlan do governo Lula.

A Perdigão, que estava em dificuldades na década de 90, arrumou a casa e evitou que a Sadia a engolisse antes da crise. Agora as gigantes são não mais co-irmãs, são irmãs siamesas. E o mundo vai virar um grande Ceilão, um grande celeiro, um grande churrasco, uma grande feijoada,. São sonhos das gigantes que se apelidaram de Sadigão... Sádicas. Coitado dos Três Porquinhos. Se bobear, a sádica Sadigão vai vender até siri no Sri Lanka pós-guerrilha Tamil.

ByAlfredo Herkenhoff