domingo, 28 de novembro de 2010

Há 50 anos :principais fatos no Rio de Janeiro e no Brasil em 1960

Principais fatos no Rio 
e no Brasil em 1960


1960 é marcante por ser a data da inauguração de Brasília. O país empossava no mesmo ano Jânio Quadros como sucessor de JK. O recém-criado Estado da Guanabara empossava o governador Carlos Lacerda.


Principais fatos no mundo polarizado 
Kennedy empossado, corrida espacial e armamentista. Guerra Fria. Fidel se converte ao comunismo. Nasce a Opep. Independência de uma dúzia de países na África.

Em meio às tensões da Guerra Fria, os Estados Unidos empossaram em 1960 John Kennedy na Casa Branca. Na polarização das superpotências, os Estados Unidos lançavam em 1960 o primeiro satélite meteorológico. Travava-se uma corrida armamentista e, subitamente, também se intensificava a corrida espacial. Kennedy prometeu que Washington botaria o homem na Lua antes de Moscou. A IBM lançou no mesmo ano o primeiro computador eletrônico IBM: o RAMAC 305.

Em 1960, pouco mais de um ano depois de chegar a Havana como chefe da revolução contrária à ditadura de Batista, mas apenas como um rebelde romântico, Fidel Castro anunciou ao mundo que abraçava o marxismo-leninismo hasta la muerte... O apoio de Moscou à Ilha agravou as tensões entre as duas superpotências nucleares. 



Economia mundial
1960 marcou a fundação, em Bagdá, da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que se tornaria peça influente no mercado por duas décadas pelo menos. O Egito dava início à construção da barragem de Assuã, no Rio Nilo, com apoio de engenheiros russos, da antiga União Soviética.


Povos pobres da África e sonhos de liberdade em 1960
  O sonho da liberdade na África e os desafios para superar graves problemas de infra-estrutura e de administração pública, questões que aliás  perduram até hoje como um sério problema social no continente mais pobre do mundo. Foi um tempo marcante nos processos de libertação de colônias, tanto que a ONU declarou 1960 como  Ano Mundial dos Refugiados, refletindo os conflitos da  África, onde ganhavam independência naquela data os seguintes países:  Camarões, Madagascar,  Benin, Burkina Faso, Togo, Costa do Marfim, Chade, Mali, Congo, Mauritânia e Gabão. Outros países insistiam nos processos de busca de independência de colonizadores europeus.

Em 1960, por exemplo, os portugueses prenderam Agostinho Neto, que viria a ser o  presidente de Angola na década de 1970. Portugal, travando guerras coloniais, inaugurava vários unidades militares nas províncias ultramarinas ainda sob seu controle em 1960.

Léopold Sédar Senghor era eleito presidente do Senegal. Mais tarde ganharia um Prêmio Nobel.  E em Portugal, sob a ditadura de Salazar, fugia da cadeia o comunista Álvaro Cunhal também  em 1960.


  Esportes

Ayrton Senna faria 50 anos se vivo estivesse em 2010.

Neste mesmo ano, nasciam jogadores expresivos como o zagueiro Mozer e o atacante Careca, ambos vitoriosos no Brasil e no exterior.  Também  nasceu em 1960 outro mito: Diego Maradona.
Beleza e moda 
A norte-americana Linda Bement eleita Miss Universo. A argentina Norma Gladys Cappagli foi eleita Miss Mundo.

Feliz Meio Século de Vida!

Parabéns para você por completar 50 anos de vida nesse 2010! Então Parabéns Maitê Proença, Carla Camurati, Chris Couto, Felipe Camargo, Marcos Breda, Linda Fiorentino, Aécio Neves, Marcelo Deda, Léo Jaime, Tony Bellotto, Príncipe Naruhito, José Luis Rodríguez Zapatero, Antonio Banderas, Gilberto Kassab, Sarah Brightman, Sean Penn, Takashi Miike, Hugh Grant, Jean-Claude van Damme, Lídia Brondi, Kenneth Branagh, Tato Gabus Mendes, Eva Tamargo.



Curiosidades sobre os que se foram 50 anos atrás: 
Personalidades mortas em 1960: o escritor Albert Camus, o físico russo pai do projeto nuclear de Moscou, Igor Kurchatov, o político e engenheiro Octávio Mangabeira.


Nem tudo foi festa em 1960
 Grande terremoto do Chile. Enchente no Piauí, acidente aéreo sobre a Baía de Guanabara, matando dezenas de integrantes da banda de música que vinha para a visita ao Brasil do presidente Eisenhower.
 
A música popular em 1960
Elvis Presley termina o serviço militar e ressurge com enorme sucesso nos palcos dos EUA. Começa a carreira dos Beatles com o show em Hamburgo, Alemanha. Frank Sinatra lança o LP Life n’ easy. A banda de rock The Supremes inicia carreira. Ella Fitzgeld lança Hello Love!.

Prêmios Nobel de 1960
Física - Donald Arthur Glaser; Química - Willard Frank Libby; Medicina - Sir Frank Macfarlane; Burnet, Peter Brian Medawar; Literatura - Saint-John Perse; Paz - Albert John Luthuli.

 Compilação por Alfredo Herkenhoff, Correio da Lapa