sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dezenas de Mortos em Angra. Infeliz 2010!




A pousada Sankay estava assim ontem.

A pousada, hoje, na Praia do Bananal


O IML do Rio de Janeiro informou estar apto a receber até 300 corpos, uma resposta ténica que, no contexto dos deslizamentos em Angra dos Reis, se torna uma forma indireta de esperar o pior. O diretor do IML, o médico-legista Frank Perlini, informou que toda a equipe do instituto foi avisada para ficar de sobreaviso.

Dos primeiros 17 mortos na Praia do Bananal, na Ilha Grande, onde fica a pousada Sankay, cinco corpos foram encontrados no mar, cujas águas se tornaram barrentas com a queda da floresta arrastando toneladas de terra vermelha e também grande número de pedras. Pelo menos 10 feridos foram levados para outros locais. Alguns chegaram a ser removidos para São Paulo.

A Sankay foi inaugurada em 1994 por um casal de BH. A Praia do Bananal só é alcançada de barco, a uma hora do centro de Angra dos Reis. Do mirante do Bananal, a 374 metros acima do mar, da para ver 55 ilhas do Baía de Angra.

A enseada, de areias monazíticas, reúne algumas das melhores pousadas da ilha. A pousada Sankay tinha apartamentos com vista para o mar ou a mata. As melhores suítes custavam até quase 500 reais por pessoa. Uma pequena embarcação levava os turistas até a pousada. A praia do Bananal reúne também uma pequena colônia japonesa. Seus moradores realizam um festival lembrando as tradições orientais.

A prefeitura de Angra informou que não é possível ainda estimar quantas pessoas continuam soterradas. O prefeito afirmou que só fará nova estimativa com informações mais concretas. Ele chegou a dizer mais cedo nesta sexta-feira que o número de mortos na Pousada deve ser menor do que entre moradores e visitantes nas três casas vizinhas do hotel, também soterradas. Estas casas aparentemente estavam cheias de gente comemorando a chegada do Ano Novo. Estima-se que na Sankay estivessem cerca de 40 a 50 pessoas, entre hóspedes e funcionários. A primeira estimativa portanto da pefeitura leva a supor que a tragédia tem ainda muitos números a agravá-la.

"Como as casas e a pousada estão debaixo de toneladas de lama, o resgate é mais difícil, porque não é possível utilizar equipamentos pesados para não correr o risco de o terreno ceder. Por isso, os bombeiros fazem um trabalho manual com pás e picaretas. Eles ainda tentam encontrar as vítimas da pousada", diz nota divulgada pelo governo do Estado.

Na Bahia, curtindo o feriadão, o presidente Lula ordenou que o governo federal preste toda ajuda de emergência em Angra, devendo a Marinha ter destaque nessa operação neste início trágico de 2010.

Fontes: Terra, Estadão, Google Notícias etc.