sexta-feira, 1 de maio de 2009

Olimpíadas entre Lula no Rio e Obama em Chicago

Pelé no Maracanã com a chefe da delegação de inspetores estudando as chances do Rio de Janeiro (Foto de O Dia).











Obama é mais forte do que Lula e deve levar Jogos de 2016 para Chicago

Por Alfredo Herkenhoff

O Rio de Janeiro tenta ganhar inspetores olímpicos, Lula e Dilma prometem tudo, João Havelange e Pelé empenhados, mas Chicago é a favorita porque tem Barack Obama, que é daquela cidade e está pessoalmente de mangas arregaçadas para derrotar o presidente do Brasil nessa corrida para sediar os Jogos de 2016.

Depois de conhecer as instalações do Engenhão e do Parque Aquático Maria Lenk, na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, a comissão de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) visitou hoje à tarde o Maracanã, onde Pelé bateu uma bolinha no gramado cheio de convidados e autoridades. Todos se encantaram com o Rei do Futebol.

Os inspetores chegaram na segunda-feira dispostos a trabalhar pesado. E desde quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes, o governador Sergio Cabral, os dirigentes Arthur Nuzman e João Havelange, o presidente Lula, a Ministra Dilma Rousseff, o ministro Orlando Silva, o presidente do BC, Henrique Meirelles, enfim, todo mundo que tem poder neste Brasil é só mesura para os convidados. Daqui a cinco meses, outubro, os inspetores vão anunciar qual cidade será a sede das Olimpíadas de 2016: se Rio de Janeiro, Madri, Tóquio ou Chicago.

Acima, festas de gala na quinta-feira com Lula no Copacabana Palace. Foto da Agência Brasil.


Por ora, é só festa. É jantar, é Copacabana Palace, Meirelles explicando aos estrangeiros que o Brasil está relativamente imune, como poucos países, à crise financeira mundial; Dilma prometendo para os visitantes que há 30 bilhões para o Rio se a cidade ganhar o direito de sediar os Jogos, e tudo mais: samba da turma da Beija-Flor de Nilópolis, atletas em cada praça esportiva, visita ao morro charmoso com favela limpinha, trânsito controlado, batedores e crianças sorrindo. E Lula jurando que o Brasil fará no Rio uma Olimpíada que nenhum estrangeiro poderá nem pensar em criticar de tão maravilhosa...

O Rio tem chances. A vantagem do Rio de Janeiro é que passou bem no teste do Pan-Americano de 2007 e vai sediar a Copa do Mundo da Fifa em 2014. Torcemos pela vitória. A América do Sul nunca conseguiu nada com Jogos Olímpicos. Tóquio já sediou, e o Japão é uma civilização com milhares de anos de disciplina cultural; Barcelona já sediou, e a Espanha com essa experiência recente promete algo ainda melhor se for Madri a escolhida. Os Estados Unidos já sediaram várias vezes.

Mas tudo leva a crer que o Rio não vai ganhar a disputa porque Chicago tem Barack Obama, tem o presidente com suas bases naquela grande cidade do Illinois. E Obama está pessoalmente empenhado na disputa. Obama botou a comissão de campanha olímpica americana dentro, literalmente, da própria Casa Branca. Está empenhado de tal forma que, em início de mandato, como o homem mais poderoso do mundo, sabe que precisa vencer esta primeira batalha, porque em 2016, estará no penúltimo ano de seu segundo mandato presidencial ainda novinho e na sua Chicago de origem como anfitrião vitorioso. Ele tem hoje 47 anos... Em 2016, terá apenas 55 ou 56 anos de idade...

A parada é duríssima. Seis ou sete semanas atrás, Obama disse que Lula era o cara, Lula era o melhor, era o homem de maior destaque no mundo atual e tal... Pois Lula não ficou nem entre os 100 mais influentes do ano que a revista Time anunciou nesta semana.

Por que Lula ficou de fora dos 100 mais influentes o Rio de Janeiro também corre o risco de dançar? Será que Obama pediu à Time para deixar seu adversário pessoal com relação a Chicago de fora dos 100 mais mais? Bobagem isso... Será que as chances são poucas porque o Brasil tem muito problema de segurança e mania de esconder as mazelas sob os tapetes do cinismo na hora de exibir civilidade? Bobagem isso.. O Rio fez a Eco Rio, em 1992, vieram todos os chefes de Estado sem problema de segurança. O calcanhar de Aquiles do Rio é o nariz de Obama. O cara sente o cheiro de vitória longe...

No futebol e na música popular, ainda somos potência, é o Rock in Rio e a Copa de 2014, mas nos Jogos da Terra, com milhares de atletas de diversas modalidades, milhares de turistas, milhares de jornalistas, milhares de milhares de interesses, pesa o poder. O mesmo poder que levou os Estados Unidos, com a ajuda de Pelé, a ser a zebra que levou a Copa de 1994.

O Correio da Lapa torce para estar errado e vai comemorar com o Brasil inteiro se a vitória da Cidade Maravilhosa vier em outubro. Mas os deuses do dinheiro conspiram contra nós.