sábado, 12 de dezembro de 2009

Polícia prende 17 por invasão do Couto Pereira


Avistado no site Midiamax: Folha/DA
Uma operação da polícia do Paraná na manhã deste sábado, 12 de dezemnbro de 2009, terminou com a prisão de 17 suspeitos de envolvimento na briga que ocorreu no estádio Couto Pereira, em Curitiba, no dia 6 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Equipes do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Rone (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) realizaram as ações, que incluíram também a interdição da sede da torcida organizada Império Alviverde, do Coritiba, onde foram apreendidas armas, maconha e materiais como uniformes, computadores e bandeiras.

No dia 6, após empate entre Coritiba e Fluminense por 1 a 1, resultado que rebaixou o time paranaense, torcedores do Coritiba invadiram o campo e entraram em confronto com atletas, trio de arbitragem e policiais.

A batalha tomou também as ruas da capital paranaense. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas, incluindo um rapaz que teve traumatismo craniano, um policial que chegou a desmaiar no campo e uma mulher que perdeu três dedos

Na ocasião, 22 pessoas foram presas, mas quase todas foram liberadas após assinar um termo circunstanciado.

Gilson da Silva, 20, professor de artes marciais, suspeito de ter atingido com uma barra de ferro o queixo do soldado Luis Ricardo Gomides, 38, já estava preso e será indiciado por tentativa de homicídio.

Dias depois, Geison Lourenço Moreira de Lima, 20, também foi detido após denúncia anônima.

Premeditado

De acordo com as investigações da polícia, o site de relacionamentos Orkut foi um dos espaços virtuais usados por torcedores para fazer ameaças e anunciar, por integrantes da organizada Império Alviverde, que o gramado seria invadido.

Em uma das mensagens, um torcedor do Coritiba anuncia que uma facção da Império Alviverde tinha 200 integrantes para "cair na pista", ou seja, entrar no campo, de acordo com a interpretação da polícia.

O delegado Miguel Stadler afirmou que, pela troca de mensagens e depoimentos reunidos até agora, já é possível sustentar que houve premeditação para invadir o campo. Stadler disse que a tarefa agora é identificar, por meio de fotos e imagens, por qual crime que cada um dos cerca de 30 torcedores já identificados no tumulto deverá responder.

A polícia também trabalha para indiciar torcedores pelos crimes de dano qualificado, dano ao patrimônio, lesão corporal grave e ameaça.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou a interdição do Couto Pereira.

Abraço

A torcida do Coritiba pretende fazer um abraço simbólico do estádio Couto pereira neste domingo, às 17h.

Na semana que vem, o Coritiba deve lançar campanha de marketing para tentar resgatar imagem positiva para o clube.