quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lula: mais gastos, menos superávit primário: até quando?

Paulo Bernardo: corte de gastos é ladainha (*)

Mesmo com o aumento contínuo dos gastos públicos, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que "essa ladainha" de corte das despesas não serve para o Brasil. "O Brasil é mais complexo do que só falar: corta gasto, corta gasto... Esse discurso é surrado. Está vencido. Nós temos que ter rigor fiscal, mas não dá para ficar só com esse bordão surrado", afirmou.


No fim do ano passado, lembrou Bernardo, o País foi "arrastado" pela crise econômica mundial, o que exigiu do governo medidas para evitar que o tombo da economia fosse maior neste ano. "As pessoas estão querendo medir a realidade com uma régua que existia antes da crise e a realidade mudou completamente", afirmou, após participar do 70 Congresso Internacional Brasil Competitivo.

O ministro deu as declarações no mesmo dia em que foi divulgado que a queda na arrecadação e o aumento das despesas provocaram uma redução de 70% no superávit primário do governo federal no primeiro semestre de 2009. O superávit primário é a diferença entre as receitas e as despesas, sem os gastos com juros.

(*) Avistado no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro