Facilitando leitura para alguns...
Na presunção de que o termo stakeholder não é tão conhecido, segue uma definição da expressão, apenas para que o leitor do Correio da Lapa possa, logo adiante, ver com mais conforto o conto "Stakeholder", sobre globalização e desemprego.
Stakeholder significa parte interessada. O termo usado em administração se refere a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. O termo foi usado pela primeira vez por R. Edward Freeman no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach. Segundo Freeman, os stakeholders são um elemento essencial ao planejamento estratégico de negócios.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário, como um projeto, ou duradouro, como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização sem fins lucrativos.
O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação das partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético.
Uma organização que pretende ter uma existência estável deve atender simultaneamente as necessidades de todas as partes interessadas. Para fazer isso ela precisa gerar valor, isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
Stakeholders de uma empresa são acionistas, donos, investidores, empregados, clientes, fornecedores, sindicatos, associações de classe, comunidades em cuja região uma empresa opera, associações de moradores, governos diversos, ongs e concorrentes. (definição tirada da Enciclopédia Wikipedia)
Na presunção de que o termo stakeholder não é tão conhecido, segue uma definição da expressão, apenas para que o leitor do Correio da Lapa possa, logo adiante, ver com mais conforto o conto "Stakeholder", sobre globalização e desemprego.
Stakeholder significa parte interessada. O termo usado em administração se refere a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. O termo foi usado pela primeira vez por R. Edward Freeman no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach. Segundo Freeman, os stakeholders são um elemento essencial ao planejamento estratégico de negócios.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário, como um projeto, ou duradouro, como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização sem fins lucrativos.
O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação das partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético.
Uma organização que pretende ter uma existência estável deve atender simultaneamente as necessidades de todas as partes interessadas. Para fazer isso ela precisa gerar valor, isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
Stakeholders de uma empresa são acionistas, donos, investidores, empregados, clientes, fornecedores, sindicatos, associações de classe, comunidades em cuja região uma empresa opera, associações de moradores, governos diversos, ongs e concorrentes. (definição tirada da Enciclopédia Wikipedia)